Destaque em Física
Teoremas mostram como correlações quânticas afetam trocas de calor

Um estudo teórico realizado por Kaonan Micadei e Eric Lutz, da Universidade de Stuttgart, Alemanha, e Gabriel Landi, da Universidade de São Paulo, ajuda a reescrever as leis da termodinâmica para o mundo quântico. Na formulação usual da termodinâmica, não há como descrever a transferência de calor entre dois sistemas, A e B, sem destruir as correlações quânticas entre eles. Os novos teoremas derivados no estudo, porém, permitem descrever situações em que as correlações quânticas permanecem e como elas podem afetar a transferência de calor.
Leia mais

Acontece na SBF
Escola de Professores no CERN abre inscrições para 2020

A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) e o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) pretende manter o programa “Escola de Professores no CERN”, em Língua Portuguesa, destinado a professores de escolas de educação básica. 

Os participantes têm aulas sobre Física de Partículas e áreas associadas, sessões experimentais e visitas aos laboratórios do CERN. Em 2009, como uma ampliação da cooperação do CERN com o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) de Portugal, foi aberta a possibilidade de participação de professores brasileiros no programa, atividade que tem sido realizada anualmente. 
Leia mais

Física ao Vivo - Marcia Cristina Bernardes Barbosa - A Física da Água

Edições anteriores

SBF apoia Pacto pela Vida e pelo Brasil

Nessa terça-feira, 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, foi encaminhado aos presidentes dos três Poderes o manifesto "Pacto pela Vida e pelo Brasil". O documento é assinado pelos presidentes da  CNBB, OAB, Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Comissão Arns, ABC, ABI e SBPC.

Junto com mais de 80 entidades da sociedade civil, a SBF apoia integralmente o pedido do documento pela união de toda a sociedade, pela solidariedade, disciplina e conduta ética e transparente do governo, tomando por base as orientações da ciência e dos organismos nacionais e internacionais de saúde pública no enfrentamento da pandemia de coronavírus no país. 
Leia mais

Mensagens em Anúncios da SBF recebidas de 02/04 a 09/04/2020

Concursos
Câmpus de Botucatu - IBB
ICTP-SAIFR

Oportunidades
Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado na Pós-Física da UFSC
Candidaturas Abertas para Interessadas/os Em Integrar o Grupo de Trabalho de Gênero da SBF (GTG-SBF)
Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado - ITA
Seleção para pós-doutorado PNPD/CAPES - PFI/UEM
Facebook
Twitter
Website
Esta é uma mensagem automática.
Favor não responder este e-mail, pois não será lido.
Para entrar em contato conosco, relativo aos Anúncios da SBF,
escreva para anuncios@sbfisica.org.br.