Relatório Anual da Diretoria
Período: Agosto 2010 – Julho 2011

 

Ações Internas

Providências Administrativas

Com intuito de tornar a administração da SBF tanto mais formal quanto mais transparente, contratamos uma consultoria (SGS auditores) para orientar quanto a procedimentos adequados de governança de uma associação científica, tal como a SBF. Para tanto foram já realizadas as seguintes etapas:

1) Descrição dos cargos e salários. Cada um dos funcionários da SBF está agora com suas atividades descritas de acordo com as diretrizes do Ministério do Trabalho e seus salários estão nas faixas dos salários para os cargos correspondentes na cidade de São Paulo. Os funcionários têm ainda o benefício de um seguro saúde equivalente ao seguro administrado pela SBF. Isso nos coloca um pouco acima do mercado, o que é adequado dada a permanência do staff versus a troca periódica da diretoria. Adicionalmente essa descrição possibilita uma política de pessoal visando melhor desempenho. (Ver o documento 2_Descricaodoscargos.pdf)

2) Organograma dos cargos. Cada uma das atividades exercidas pela SBF, desde a organização de eventos, produção de revistas e livros, até atividades de administração interna estão hierarquizadas em um organograma (disponível em 2_Organograma.pdf). Desta maneira, a distribuição das atividades fica transparente.

3) Aumento do quadro de funcionário. Feitas as descrições dos cargos e atribuições, ficou clara a necessidade do aumento do quadro com finalidades específicas.
Contratamos uma nova funcionária administrativa financeira visando com o aumento das atividades da SBF e a necessidade de melhores ferramentas de análise financeira para garantir a eficiência da gestão dos recursos captados para a realização das atividades fins da SBF e para melhor eficiência na prestação das contas para as agências de fomento.
Contratamos uma estagiária para auxiliar na organização de eventos, tanto os esporádicos (reuniões, workshops, etc.) como os Encontros Nacionais.

4) Criação de uma Assessoria de Comunicação, cujo principal objetivo é divulgar aos sócios eventos científicos, acontecimentos relevantes à Física e à comunidade dos Físicos, e outros temas relevantes à nossa comunidade.  O foco é suscitar discussões e levantar tópicos para reflexão que possam requerer uma ação mais assertiva por parte da comunidade.  A Assessoria de  Comunicação consiste de um jornalista científico, Salvador Nogueira, que disponibiliza também estagiários para a redação e distribuição de press releases tanto na página da SBF, como em outros meios de divulgação.

Pintura e Recuperação das Instalações

Em fevereiro deste ano, como parte das comemorações dos 45 anos da SBF, foi realizada a pintura completa e a recuperação das instalações de nossa sede localizada no campus da USP.

 

A SBF e a Comunidade de Físicos

Estatutos e Regimento

Uma proposta de mudanças do estatuto foi elaborada pela comissão formada pelos Profs. Silvio Roberto de Azevedo Salinas, Oscar Nassif e Mesquita e José Abdalla Helayël Neto. Após ser examinada pela assessoria jurídica da SBF, e conforme decisão do Conselho, tomada em sua reunião de FEV/2011, a proposta foi enviada para votação pelos sócios, tendo sido aprovada por 233 votos (71% dos votos totais). A ata de apuração está em anexo (documento 3i_Estatuto_ata.pdf).  

Comissões de Área

As comissões de área eleitas em JUL/2010 pelos sócios foram solicitadas a atualizar os documentos (elaborados por comissões anteriores) descrevendo o “estado-da-arte” de suas áreas e a colaborar em diferentes atividades científicas de interesse da SBF. 

i) Livro:

Os diferentes documentos de área elaborados pelas comissões tópicas foram colecionados em um livro “Física 2011 – Estado da arte, desafios e perspectivas para os próximos cinco anos (org. S. Nogueira, T. Romero, ed. C. Mchilliard, 2011, São Paulo)”, que foi distribuído para todos os participantes do Encontrão 2011 (ver o documento de área disponível nos sítios de cada uma das áreas).

ii) Relatórios:

Por solicitação do Conselho, alguns relatórios foram elaborados de maneira a fornecer subsídios técnicos sobre assuntos de interesse da SBF.

  • Relatórios da CPTC (Comissão de Partículas e Teoria de Campos): foram preparados dois relatórios relativos à participação brasileira nos acordos CERN e ESO (documentos 9_PTC_CERN.pdf e 9_PTC_ESO.pdf, respectivamente).
  • Relatório da CPLA (Comissão de Plasma): foi preparado um relatório relativo à participação brasileira no acordo ESO (documento 9_PLA_ESO.pdf).
  • Relatório da CNUC: foi preparado um relatório relativo à participação brasileira no acordo CERN (documento 9_NUC_CERN.pdf).

 

Comissões Permanentes

i)Relatórios da Comissão Nuclear:

Por determinação do Conselho, foi reativada a Comissão Nuclear que, agora composta por Luis Carlos de Menezes (presidente), Darcy Dillenburg, Emico Okuno, Pedro Carajilecov, Ricardo Galvão e Anselmo Paschoa (e que faleceu por ocasião da primeira reunião do grupo), elaborou um documento de acompanhamento do Programa Nuclear brasileiro(documento 9_CNuclear.pdf).

ii)Relatório da Comissão Espacial:

Por determinação do Conselho, foi constituída uma Comissão de Acompanhamento do Programa Espacial Brasileiro que, composta Paulo Murilo Castro de Oliveira (presidente), Elcio Abdalla, Luiz Bevilacqua, Nilton Morimoto e Paulo Moraes Jr., elaborou um documento de recomendações sobre como fortalecer e valorizar esse importante setor (documento 9_CEspacial.pdf).

iii)Relatório da Comissão de Gênero:

Essa Comissão, então constituída por Marilia Caldas, Mônica Cotta, Solange Bessa Cavalcanti, Regina Carvalho, Sandra Prado e Jorge Sá Martins, elaborou um documento de recomendações para a SBF. Após a reunião do Conselho de fev. 2011, a CG passou a ser composta por Elisa Saitovich, Renata Funchal, Márcia Barbosa, Marilia Caldas e Maria Cristina Abdalla; no entanto, sua composição precisa ser ainda ratificada pelo Conselho.

 

Encontro de Física 2011

O Encontro Física 2011, juntando num mesmo evento todas as áreas da Física, conforme decisão do Conselho da SBF foi realizado em Foz do Iguaçu, de 6 a 9 de junho de 2011. O evento teve uma participação expressiva da cumunidade de Física brasileira. Ele contou com nove palestras plenárias, comuns a todos os participantes do evento e proferidas por grandes nomes da Física mundial, incluindo dois Prêmios Nobel (William Phillips e Douglas Osheroff). Os Simpósios I (ou Simpósios Azuis), em número de 30, foram sobre temas específicos, abordando problemas científicos que são foco das atenções atuais no mundo. Houve também um bom número de simpósios que se concentraram em problemas sobre a infraestrutura científica, a formação de pessoal e questões sobre a divulgação científica e o ensino da Física. As Mesas Redondas “Física e Inovação: Desafios da Década” foram comuns a todos os participantes. Elas trataram de problemas de política científica, formação de pessoal e infraestrutura de pesquisa no Brasil, a saber: Mesa 1 – Graduação e Pós-Graduação, Mesa 2 – Avaliação Científica para o Brasil, Mesa 3 – Infraestrutura de Pesquisa (sumário destas informações pode ser encontrado em 6_Relato_Fisica2011.pdf). 
No dia 5 de junho, domingo, precedendo o Encontro, aconteceu a reunião de trabalho World Cooperation in Physics: Bridging the Gaps (ver a motivação e programa em 3g_WCP1.pdf e 3g_WCP2.pdf), uma iniciativa conjunta entre a SBF, a Associação de Física Argentina e, o Centro Internacional para Física Teórica (ICTP). Ver item IV – Presença Internacional, abaixo. Esta reunião de trabalho ocorreu no mesmo local que o Encontro Física 2011.
A abertura do Encontro, no dia 5, contou com a presença do Ministro de Ciência e Tecnologia. Foi feita uma homenagem aos ex-presidentes da SBF, com a entrega de uma placa de agradecimentos pelos serviços prestados.  
A maioria das agências financiadoras atendeu generosamente as solicitações dos organizadores dos eventos tópicos. O financiamento da FINEP para o projeto Mapeamento da Inserção da Comunidade de Físicos Brasileiros em Atividades Inovativas, que incluiu uma dotação de R$ 720.000,00 para o encontro, e o da CAPES via projeto Escola de Altos Estudos, no valor de R$ 140.000,00, permitiram cobrir confortavelmente os gastos substanciais com o transporte aéreo e o custeio do elevado número de participantes.
O evento foi muito bem avaliado pelos participantes, tanto pelas efusivas manifestações em público durante o encontro, como também por um grande número de manifestações recebidas por escrito pela Diretoria. Uma pesquisa de opiniões sobre o evento foi conduzido via formulário eletrônico e os resultados estão postados em anexo (documento 6_RespostasEncontrao2011.pdf).

Revistas

Brazilian Journal of Physics

A Comissão BJP, formada pelos Prof. Eudenilson de Albuquerque, Cláudio Lenz, Ronald Dickman, Silvio Salinas e presidida por Ronald Shellard encerrou seus trabalhos atendendo com êxito aos objetivos de seu mandato. O acordo com a Editora Springer foi realizado e a revista está sendo publicada de forma regular. O novo editor da revista Prof. Luiz Nunes de Oliveira já está trabalhando desde o dia 1 de abril de 2011, o novo Conselho Editorial foi efetivado e as recomendações para dar maior visibilidade à revista estão sendo implementadas pelo editor. Em anexo o Plano de Trabalho apresentado pelo Prof. Luiz Nunes de Oliveira para o BJP (documento 7_BJP.pdf).

Revista Brasileira de Ensino de Física

 No ano passado houve um atraso na publicação da RBEF, o que gerou um constrangimento generalizado entre a comunidade de físicos que a utiliza. Esse problema teve origem no fato de ter ocorrido a troca da equipe editorial conjuntamente com a introdução de um software novo para a produção e gerenciamento do processo de revisão dos artigos submetidos. Tendo sido identificados os pontos mais agudos do problema, a equipe editorial agiu em conjunto com a Diretoria, de modo a que, no momento, as edições virtuais estão rigorosamente em dia, e as edições em papel em vias de estar em dia. Com a correção nos problemas na dinâmica do processo, temos a garantia da equipe editorial que não mais haverá atrasos (ver o relatório 8_SRBEF.pdf).

 

Memória da SBF

De modo a ajudar a preservar a memória da comunidade de Física no Brasil, foi criada uma seção “Memória” na página da SBF com o intuito de servir de repositório de documentos e fotografias de momentos históricos que possam ser disponibilizados a todos os interessados.
Com o mesmo objetivo, foi ainda realizada a digitalização das atas, anais e documentos relativos aos encontros tópicos mantidos pela SBF e que estavam guardados na Biblioteca da Sociedade. Além desses documentos relativos aos eventos, diversos livros produzidos pela SBF foram também disponibilizados. O acesso a esse acervo digital é gratuito pode ser feito através do link Memória na página da SBF. Apesar de ainda haver lacunas (uma vez que nosso acervo não estava completo), a expectativa é de que essa iniciativa será ampliada pela agregação de outros documentos disponíveis em acervos individuais que possam contribuir para contar a história da Física no Brasil.

 

Olimpíadas de Física

Um novo Comitê de Busca, indicado pelo Conselho e presidido pelo Prof. Adalberto Fazzio, indicou o nome do Prof. Euclydes Marega Jr. para coordenar as OBF a partir do ano de 2011, o que foi aprovado pelo Conselho em sua reunião de DEZ/2010.

OBF: Olimpíada Brasileira de Física

Com o apoio do CNPq, a OBF atingiu cerca de 580.000 estudantes de todas as unidades da Federação no ano de 2011. No âmbito internacional o Brasil consolidou sua posição entre as 30 melhores nações (das 85 que participam da Olimpíada Internacional) e manteve a sua posição de líder absoluto na competição ibero-americana ao longo dos últimos 3 anos.

OBFEP: Olimpíada Brasileira de Física na Escola Pública

Trata-se de um projeto sob a coordenação da SBF, e com o apoio da OBMEP (Matemática), pretende levar a Olimpíada de Física a todos os estados do território Nacional. No ano de 2010, com o apoio da OBMEP, foi realizado um Projeto Piloto visando implantar a partir de 2011 a OBFEP em nível nacional. Para esse Projeto Piloto foram escolhidos quatro estados: Bahia, Goiás, Piauí e S. Paulo tendo a escolha sido realizada com o objetivo de analisar as dificuldades deste projeto em estados com diferentes estruturas.  O acesso às escolas foi obtido com o apoio da OBMEP, que forneceu o banco de dados relativo aos estudantes desses quatro estados que participaram da segunda fase da OBMEP 2009. Este projeto está sendo repetido em 2011 nos mesmos estados com a inclusão de Mato Grosso e Maranhão. O projeto da OBFEP nacional se encontra (JUL/2011) sob análise pelo CNPq.

 

Mapeamento da Comunidade de Físicos

Como parte dos mecanismos de apoio ao financiamento do Encontro de Física 2011, a SBF contratou o CGEE para fazer um mapeamento da comunidade de física brasileira. Para isso, uma Comissão constituída por Maurício Kleinke (UNICAMP), Spero Morato (LaserTools), Tito Bonagamba(IFSC/USP) e o vice-presidente Ronald Shellard (coordenador) foi formada para formular um questionário eletrônico a ser submetido à comunidade e analisar seus resultados. Uma amostra do questionário está em anexo (documento 6_Mapa1.pdf e 6_Mapa2.pdf).  Recebemos 3054 respostas até o momento, um excelente resultado. O mapeamento permite fazer estudos dinâmicos sobre a comunidade e suas expectativas. Em breve colocaremos,de maneira acessível a todos, ferramentas que permitam a qualquer sócio da SBF fazer estudos a partir desses dados (ver exemplo no documento 6_Mapa3.pdf). Devemos registrar que a Sociedade Astronômica Brasileira e a Associação Brasileira de Física Médica gentilmente permitiram acesso a seus bancos de sócios, para que a pesquisa os incluísse também.

 

Análise de Proposta de Construção do Anel  2 do LNLS:

Há já um ano a Diretoria da SBF designou uma Comissão para fazer uma avaliação sobre a proposta de construir uma nova geração do Anel de Luz Síncroton em Campinas. O roteiro de questões a serem respondidas e os membros da Comissão estão indicados em anexo (documento 9_Anel2_Roteiro.pdf). No entanto, devido a conflitos de agenda esta comissão não teve ocasião de se reunir. A Diretoria manteve contato com o Diretor do LNLS para que uma visita e discussão com esta comissão (que deve ser modificada) seja enfim organizada. Durante o Encontro Física 2011 houve uma sessão especial dedicada ao Projeto Sírius (Anel2) aberto a toda a comunidade.

 

Prêmio CBPF de Física  

A Diretoria da SBF indicou alguns de seus ex-presidentes para fazer parte do júri que selecionou um físico brasileiro para o prêmio CBPF de Física, que ocorre a cada dois anos. O prêmio de 2010 foi concedido ao Prof. Vanderlei Bagnato (USP/SC).

 

Prêmio José Leite Lopes de melhor Tese de Doutorado

As teses concorrentes ao prêmio, em numero de 12, foram encaminhadas para a Comissão de Julgamento. Os resultados devem ser divulgados no mês de agosto.

 

Seguro Saúde Bradesco

A situação financeira e operacional do seguro-saúde SBF-Bradesco é acompanhada com regularidade pela Diretoria. No primeiro semestre de 2011, a diretoria da SBF, junto com a Ransom Consultoria de Seguros, elaborou um questionário de avaliação pelos usuários da SBF dos serviços prestados pela Seguradora. Os resultados da avaliação serão divulgados em breve.

 

Secretarias Regionais

Em dezembro de 2010 a SBF elaborou e divulgou junto aos secretários regionais uma chamada de projetos no valor de até 5.000 reais para realização de eventos em 2011. A iniciativa visa fomentar os eventos locais e promover a integração das comunidades de Física de todas as regiões do país.

 

Regulamentação da Profissão de Físico

Seguindo orientação do Conselho, a diretoria da SBF tem mantido contato regular com membros do Congresso Nacional para acompanhar a tramitação do Projeto de Lei que regulamenta a profissão de físico, originalmente apresentada pelo senador Marcelo Crivela (ver documento 3i_PL_M_Crivela_Reg_Profissao_2005.pdf):

i) Durante o ano de 2010 foi solicitada audiência com o senador Paulo Paim, relator do PL;

ii) Em FEV/2011, foi encaminhada carta ao senador Crivela, solicitando o desarquivamento do PL, ocorrido em 31/DEZ/2010;

iii) Em junho de 2011, contato foi mantido com o senador Humberto Costa e a deputada federal Luciana Santos, que concordaram em reapresentar projetos de lei simultâneos nas duas casas do Congresso, regulamentando a profissão;

iv) Gestões estão sendo feitas junto à deputada federal Jandira Fhegali no sentido de que ela modifique seu PL que regulamenta a profissão de geofísico, de maneira a que os graduados em Física possam vir a ser incorporados nessa classe;

v) Para acompanhar esses desenvolvimentos recentes, está sendo reativada a comissão que elaborou a proposta original de regulamentação da profissão de físico enviada ao senador Crivela.

 

A SBF e a Sociedade

Carta aos Presidenciáveis

A partir de um texto base elaborado pelo conselheiro Alaor Chaves, a SBF encaminhou aos candidatos à Presidência da República em OUT/2010 um documento contendo recomendações para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Workshops sobre Avaliação

SET/2010:
O I Workshop sobre Avaliação, organizado pelo Prof. Alaor Chaves, teve lugar no dia 20 SET/2010, na UNB. As recomendações do workshop estão em anexo (documento 3i_Avaliacao2010.pdf).

MAI/2011:
O II Workshop sobre Avaliação, organizado pela Profa. Rita de Almeida, teve lugar no dia 17 e 18 de MAI/2011, na UNB. As recomendações do workshop estão em anexo (documento 3i_Avaliacao2011.pdf). 

 

Desafios da Física para 2022

Em continuação ao trabalho de Mapeamento da Comunidade de Física Brasileira, teremos neste semestre um Estudo Prospectivo a que chamamos Desafios para a Física no Brasil, tendo como objetivo identificar os gargalos que ainda persistem a dificultar um maior impacto na contribuição que a Física pode vir a dar para o processo de avanço científico e da inovação e o desenvolvimento econômico e social do País. Este trabalho deverá estar concluído até o final do ano.

 

Manifestação sobre o Projeto de Lei No. 220 do Senado Federal

A SBF encaminhou carta (ver documento 3i_Carta_Pres_Senado.pdf) ao Presidente do Senado Federal solicitando que o PL No. 220 que modifica a sistemática de contratação de professores temporários por instituições do ensino superior públicas ou privadas não seja levado a votação antes que ocorram audiências públicas que permitam a discussão do assunto.

 

Presença Internacional

Programa Latino Americano de Física

Uma atividade-piloto do Programa, “Workshop sobre Tópicos Avançados de Física” – WTAF, foi realizada na UNILA, em Foz do Iguaçu, entre os dias 5 e 8 de dezembro de 2010 (ver http://www.sbfisica.org.br/~wtaf/). Como apenas recentemente o MCT liberou para preenchimento dos formulários necessários, a diretoria da SBF está no aguardo da liberação de recursos para dar início regular à sua operação.

Primeira Conferência de Física da Comunidade de Países de Língua Portuguesa

De 12 a 16 de setembro de 2010 aconteceu, em Maputo, Moçambique, a 1ª Conferência de Física da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que teve por tema “O papel da Física e das suas Aplicações na Educação e no Desenvolvimento nos Países de Língua Portuguesa”. Com o apoio do MCT, a SBF coordenou uma delegação de físicos (composta por professores da UTFPR, UFOP; da Embrapa, São Carlos; da USP, Ribeirão Preto; do Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol, Campinas; do INPE; da Petrobrás; da UFRGS; da UFRRJ; do IEAv, São José dos Campos; da UFPR; e do IFET Goiano, Campus Urutai) que permitiu expor aos participantes a situação da Física no Brasil em diversos dos campos de pesquisa abordados no evento.Maiores detalhes da conferência podem ser vistos no endereço eletrônico http://fcplp.ist.utl.pt/.
Na ocasião, ficou acertado que a 2ª Conferência de Física da CPLP seria realizada em Brasília, no ano de 2012. Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Programa para Professores do Segundo Grau no CERN

Consolidando a participação brasileira na Escola de Física do CERN em língua portuguesa, no ano de 2010 foram enviados à Genebra 20 professores de Física do Ensino Médio, selecionados dentre 230 inscritos.  Para o ano de 2011 estão sendo finalizados os preparativos para que outros 20 professores (dentre 261 inscritos) participem dessa atividade. Coordenada pela SBF e pelo CBPF, essa iniciativa tem o apoio financeiro da CAPES Educação Básica e da Diretoria do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência do Ministério da Ciência e Tecnologia. Mais detalhes podem ser obtidos em: http://www.sbfisica.org.br/ensino/EscoladeFisicaCERN.

Acordo SBF-APS

O acordo APS-SBF de troca de pessoal científico foi implantado, e a primeira chamada (2011) já ocorreu (documento 3d_SBF-APS_anuncio.pdf). A seleção dos candidatos brasileiros foi realizada por uma comissão formada pelos Prof. José Soares Andrade (UFC), Marcus Aguiar (UNICAMP) e Miriam Gandelman (UFRJ), que já enviou suas recomendações à Diretoria da SBF.  Do lado brasileiro tivemos 11 propostas para o programa Cátedras Brasil-EUA e 28 propostas para o programa Visita de Estudantes Brasil-EUA. As bolsas estão em fase de implantação. A APS já anunciou sua seleção (documento 3d_APS-SBF_resultado.pdf).

Acordo SBF-IOP

Em abril de 2011 foi assinado o acordo de cooperação entre SBF e IOP estendendo benefícios mútuos aos sócios de ambas as sociedades. Entre os benefícios acessíveis aos sócios da SBF está a assinatura da revista Physics World em versão eletrônica por 10 libras esterlinas (cerca de R$ 25) (documento 3d_IOP-SBF.pdf).

Acordo SBF-ICTP

A SBF foi convidada e participou do evento “ICTP After 45” (ver http://www.ictp.it/about-ictp/ictp-after-45/after-45-programme.aspx), realizado entre os dias 8 e 10 de novembro de 2010. Ao final de evento, foi assinado um memorando de entendimento entre o ICTP e a SBF para a realização e de atividades conjuntas na América Latina (ver documento 3i_Acordo_SBF_ICTP.pdf).

Cooperação SBF-SPF

Portugal e Brasil são os países de língua portuguesa cujas comunidades de Física estão mais desenvolvidas. Por outro lado, países como Angola, Moçambique e Cabo Verde, por exemplo, apresentam um déficit importante no que diz respeito ao desenvolvimento da Física no País.  A realização da Conferência de Física da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ocorrida em Maputo em 2010, proporcionou uma maior comunicação entre a SBF e a Sociedade Portuguesa de Física - SPF, gerando propostas de cooperação entre as duas sociedades, visando a integração das comunidades de físicos dos outros países de língua portuguesa em um cenário mais global. Há duas ações propostas:
1) Uma segunda versão da Conferência de Física da CPLP, a ocorrer em 2012 em Brasília.
2) A edição conjunta de uma revista em uma forma híbrida entre a Gazeta da Física, editada pela SPF,  e a Física na Escola, editada pela SBF, cuja circulação seria inicialmente no Brasil, Portugal, Cabo Verde. Em anexo, uma proposta do acordo para a edição desta nova revista em (documento 3i_AcordoSPF-SPF.pdf).

IUPAP

Por solicitação da SBF, o Brasil dobrou o número de cotas na IUPAP (eram quatro e agora são oito), de modo a ter uma representação mais consistente com o tamanho e relevância da comunidade brasileira no mundo. Seguindo a orientação do Conselho, que na reunião de fevereiro de 2011 propôs nomes de cientistas em atividade no Brasil para as Comissões C2, C3, C4, C6, C8, C9, C10, C11, C12, C13, C14, C15, C16, C17, C18 e C20, uma relação com sugestões de nomes foi encaminhada à IUPAP.  Além disso, encaminhamos a indicação de recondução da Prof. Marcia Cristina Bernardes Barbosa como Vice-Presidente do Conselho Executivo da União. O relatório sobre cada indicação está em anexo (documento 3f_IUPAP.pdf).

WCIP

No dia 5 de Junho de 2011, realizamos um evento satélite ao Encontro Física 2011, o Workshop World Cooperation in Physics, que teve por objetivo reunir lideranças da comunidade internacional de Física que estejam envolvidas em programas de promoção da Física em países emergentes. A descrição dos objetivos do workshop estão em anexo (documento 3g_WCP1.pdf). O workshop foi um sucesso tanto na qualidade dos palestrantes quanto ao impacto obtido. O programa do evento pode ser encontrado em anexo (documento 3g_WCP2.pdf).

 

Goiânia, 13 de Julho de 2011

Diretoria
Presidente: Celso Pinto de Melo (UFPE)
Vice-Presidente: Ronald Cintra Shellard (CBPF)
Secretário Geral: Gastão Inácio Krein (IFT/UNESP)
Secretário: Marcus Aloizio Martinez de Aguiar (UNICAMP)
Tesoureira Rita Maria Cunha de Almeida (UFRGS)
Secretário para Assuntos de Ensino: Nilson Marcos Dias Garcia (UTFPR)