Ata da Reunião da Diretoria da Sociedade Brasileira de Física (SBF),

Realizada na Sede da Sociedade Brasileira de Física, em 29 de agosto de 2001, às 10 horas. Presentes: José Roberto Leite (Presidente), Elisa M. Baggio Saitovitch (Vice Presidente), Roberto Fernandes S. Andrade (Secretário Geral), Carlos Ourívio Escobar (Secretário), Miguel Ângelo C. Gusmão (Tesoureiro), Maurício Pietrocola P. de Oliveira (Secretário de Ensino).

COMUNICAÇÕES DO PRESIDENTE:

O Prof. José R. Leite leu o Relatório de Gestão da Diretoria 1999 a 2001 (Item 1 da pauta) e o Relatório de Gestão do Tesoureiro (Marco Aurélio P. Lima) no período julho/2000-julho/2001 (Item 2 da pauta).

COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS DA DIRETORIA:

ORDEM DO DIA

Itens 1 e 2 – Tratados nas Comunicações da Diretoria.

Item 3 – Solicitação da SBPC para indicação de nomes na área de ciências exatas para compor a lista tríplice, a ser organizada pela SBPC, para representantes da comunidade no Conselho Deliberativo do CNPq. O Professor José Roberto explicou que o prazo já estava esgotado e por isso não foram indicados nomes.

Item 4 – O Prof. Miguel Gusmão foi indicado para representar a SBF na Assembléia da XXIV Reunião de Trabalho Sobre Física Nuclear no Brasil, a ser realizada em Águas de Lindóia-SP, no período de 01 a 05 de setembro de 2001, com as despesas pagas pela SBF e não pelo evento. Foi lembrado ainda que, para todos os eventos patrocinados pela SBF, um ou mais funcionários (da SBF) são postos a disposição da organização do evento, mas que as despesas de transporte e hospedagem são custeados pelos eventos. Como alguns eventos não estão podendo arcar com esta despesa, foi discutido que é importante para a SBF se fazer representar no evento, e por isso ela poderia se responsabilizar por este custo. Foi ainda mencionado que, como a taxa de inscrição destes eventos é integralmente repassada à SBF, é preciso que haja uma contrapartida mais evidente, principalmente para os eventos com pouco suporte financeiro. A questão da Taxa Variável, prevista para ser tratada no Item 13, foi logo abordada. Ficou acordado que a situação ainda está um pouco confusa, e que é preciso fazer uma nova discussão.

Item 5 – Foi lida correspondência do Institute of Physics (IOP), propondo que a SBF se associe ao New Journal Physics, revista eletrônica recentemente lançada, e que consta com o apoio de sociedades de física de diversos países. Foi acordado que esta questão será analisada pela Comissão Editorial, retornando à diretoria para decisão.

Item 6 –Atendendo solicitação da SBPC, a SBF indicou nomes para representantes da comunidade científica junto ao Comitê Gestor dos Fundos Setoriais do MCT, embora o prazo já tivesse se expirado em 17/07/2001.

Fundo de Energia – Cylon E. T. Gonçalves da Silva

Fundo de Transporte – Sérgio Machado Rezende

Fundo de Recursos Hídricos e Fundo Mineral – Horário Carlos Panepucci

Fundo Espacial – Afonso Augusto Guidão Gomes

Fundo Sul Americano – Israel J. R. Baumvol

Item 7 – Atendendo solicitação da CAPES, a SBF indicou nomes para a escolha do representante da área de Física:

Constantino Tsallis

Gil de Aquino Farias

Oscar José Pinto Éboli

Item 8 – Foi discutido a situação do plano Bradesco. A corretora atual deverá ser trocada por outra que apresente a melhor proposta de serviços e preços. Foi também decidido pela renovação automática da Apólice do Seguro Saúde Bradesco.

Item 9 – Foi discutida a situação das salas da SBF, que estão alugadas e com processo de despejo da inquilina, já que ela não vem pagando os aluguéis. Foi informado que ela já foi intimada, e que se espera a decisão do juiz. Foi discutido ainda que este patrimônio da SBF precisa ser melhor aproveitado. Foram apresentadas algumas sugestões, como contratar uma imobiliária para administrar as salas, a sua venda e a subsequente aquisição de um flat perto da USP. A decisão somente será tomada após a recuperação da posse das mesmas.

Item 10 – Foram sugeridos nomes para compor as diversas Comissões da SBF, que serão apresentados ao Conselho para aprovação:

Comissão de Admissão de Novos Sócios:

Elisa M. B. Saitovitch (Presidente)

Ivan Costa da Cunha Lima

Enrique Victoriano Anda

Lucy Vitoria Credidio Assali


Comissão de Reuniões:

Roberto Fernandes S. Andrade (Presidente)

Maurício Pietrocola P. de Oliveira

O Presidente dessa Comissão irá indicar mais dois nomes para participar da coordenação da próxima Reunião Anual SBPC que acontecerá em Goiânia. Além destes, participam da comissão os Coordenadores dos eventos organizados pela SBF.

Comissão Editorial:

Carlos Ourívio Escobar (Presidente)

Maurício Pietrocola P. de Oliveira

Silvio Roberto de A Salinas (Editor da BJP)

Nelson Studart Filho (Editor da RBEF)

João Alziro Herz da Jornada (Editor da RFAI)


Comissão de Benefícios:

Miguel A C Gusmão (Presidente)

Adilson José da Silva

Belita Koiller

Nei Fernandes de Oliveira Junior

Comissão de Ensino:

Maurício Pietrocola P. de Oliveira (Presidente)

Luiz Carlos Jafelice

Eduardo Adolfo Terrazan

Roberto Nardi

Shirley Takeco Gobara

Nelson Studart Filho

Essa Comissão foi indicada na Assembléia do SNEF que aconteceu em julho/2001 em Natal-RN


Comissão Eleitoral:

Essa Comissão será indicada quando houver a próxima Eleição.

Item 11 – O Prof. Oscar Éboli foi indicado para analisar o contrato de compra do software de eventos, e também fazer uma análise dos equipamentos da SBF.

Item 12 – Os membros da diretoria da SBF receberam o relatório financeiro da SBF do período de janeiro a julho/2001, para ser analisado, e foi decidido pela sua aprovação.

Item 13 – A Taxa Variável foi discutida juntamente com o Item 4.

Item 14 – O Prof. José R. Leite fez um relato sobre o Livro Verde e as diretrizes nele contidas para as políticas governamentais de ciência, tecnologia e inovação para os próximos dez anos. Mencionou que a SBF havia recebido dois convites para participar da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que se realizará em Brasília no período de 18 a 21 de setembro de 2001. Sua sugestão, que os dois representantes da SBF neste evento sejam o presidente e a vice-presidente, foi aprovado.

Item 15 - A Profa. Elisa fez uma exposição da atual situação do CBPF, enfatizando o processo de avaliação dos institutos do MCT, através da comissão Tundisi e sub-comissões (Koberle). A expectativa é que o MCT venha a proceder uma reestruturação dos institutos, com implicações em suas atividades e no corpo de cientistas. Foi decidido que o Prof. José R. Leite irá ao CBPF, representando a SBF e procurando se inteirar da situação. Foram sugeridos nomes para a possível formação de uma comissão, constituída pela SBF, fixando a cargo do Prof. José R. Leite as articulações necessárias para analisar a sua implementação:

Carlos Ourívio Escobar

Sérgio Machado Rezende

Silvio Roberto A Salinas

Adalberto Fazzio

Denilson da Silva Borges

Livio Amaral

Francisco Castilho Alcaraz

Item 16 – Linhas de ação da Diretoria da SBF junto a área de ensino, será discutida na próxima reunião.

Item 17 – Outros assuntos.

O Prêmio da Melhor Tese de Doutoramento continuará a ser presidido pelo Prof. Antonio Martins de Figueiredo Neto,

Tendo sido discutidos todos os itens da pauta, foi encerrada reunião.