Ata da Reunião do Conselho da Sociedade Brasileira de Física (SBF),

Realizada na Sede da Sociedade Brasileira de Física, em 19 de fevereiro de 2003, às 10 horas. Presentes os membros da Diretoria: José Roberto Leite (Presidente), Roberto Fernandes S. Andrade (Secretário Geral), e Miguel Gusmão (Tesoureiro); e os conselheiros Sylvio Canuto, Ildeu Castro, Nelson Studart, Adalberto Fazzio, Paulo Murilo Oliveira, Amir Caldeira, João Zanetic, David Vianna.

Os presentes receberam o material para a reunião, incluindo anexos.

Expediente

1.1 - Comunicações da Presidência

1 - O Secretário Geral relatou sobre a participação da SBF na Assembléia Geral da IUPAP.

2 - O Presidente comunicou aos conselheiros os preparativos para a realização da Reunião do Conselho diretor da FELASOFI.

3 - O Presidente comentou sobre sua participação, representando a SBF, em diversos eventos.

4 - O Presidente comentou sobre o envio ao Conselheiro Ildeu Castro, membro da Comissão de Transição do novo Governo, de sugestões da SBF para as novas políticas de Ciência e Tecnologia. Informou da marcação de audiência com o novo Ministro no próximo dia 26/02/03. O Conselheiro Ildeu comentou sobre a importância do envio dos documentos a alertou para alguns pontos ligados sobre a política nuclear e espacial que deveriam ser objeto de reflexão pela SBF.

5 - O Presidente explicou que, após a consulta a alguns conselheiros, ele indicou à SBPC a sugestão do nome do Prof. João Steiner a para compor o Conselho de Administração da ABTLUS.

6 - O Presidente comunicou a constituição da comissão de Partículas e Campos. Foi comentado a existência de outras comissões, nas áreas de Ótica, Matéria Condensada, Magnetismo.

7 - O Presidente comunicou a realização da Olimpíada de Física no Ano de 2004. O Conselheiro David, presidente da Olimpíada Brasileira, teceu comentários sobre os preparativos para a realização das atividades.

8 - O Presidente comentou sobre os preparativos para o levantamento sobre a situação da física no Brasil. Em conversas mantidas com o Prof. Sílvio Salinas e Antônio Figueiredo, os mesmos aceitaram coordenar, juntamente com o Presidente, as atividades da Comissão. Teceu comentários sobre a importância de se manter, na SBF, um banco de dados on-line sobre a situação da física e atuação dos físicos.

9 - O Presidente comentou sobre a participação da SBF na última reunião SBPC em Goiás. Mencionou sobre a participação na próxima reunião em Recife. O Conselheiro Nelson Studart mencionou convite recebido de Sérgio Rezende para realização de atividade em formação de professores. O Conselheiro João Zanetic sugeriu a realização de uma mesa redonda sobre analfabetismo científico. O Conselheiro Paulo Murilo comentou sobre a reforma dos cursos de engenharia, e sugeriu uma mesa redonda sobre este assunto. Ildeu sugeriu que a comunidade se prepare para debates durante a SBPC com a possível presença de ministros e outros membros da área de C&T

1.2 - Comunicados do Tesoureiro

1 - O Tesoureiro apresentou o balanço financeiro para o ano de 2002. Foram feitas diversas considerações a aspectos financeiros, principalmente sobre a publicação das revistas e à realização de eventos.

2 - O Tesoureiro historiou a contratação dos serviços, junto à empresa Adaltech, do software para gerenciamento financeiro e organização de eventos, aprovado pelo Conselho em sua reunião anterior.

3 - O Tesoureiro iniciou o relato sobre a contratação de um gerente financeiro para cuidar desta parte da administração. Informou também sobre o novo organograma administrativo. Em seguida o Presidente discorreu sobre o processo de contratação do novo gerente financeiro, publicando um anuncio na imprensa.

4 - O Tesoureiro discorreu sobre a inclusão da nova corretora, que está sendo remunerada à razão de 4% sobre o valor da apólice, e o repasse de 6% deste valor à SBF, perfazendo o total de 10% regulamentares.

5 - O Tesoureiro discorreu sobre a situação das salas da SBF, que estão agora colocadas para aluguel. Mencionou que ainda não foi conseguido um inquilino.

1.3 Comunicações dos Membros do Conselho



Ordem do dia

1 - Foram apresentadas diversas correções às atas das reuniões do Conselho e da Assembléia Geral, que em seguida foram aprovadas.

2 - O Presidente apresentou as razões do envio de correspondência aos estudantes de pós-graduação, sugerindo o adiamento do pagamento das anuidades majoradas, aguardando que fosse definido a questão do possível aumento do valor das Bolsas. Como este fato ainda não se concretizou, foi aprovado que a anuidade dos estudantes de PG seja mantida em R$50,00.

3 - O Presidente colocou a questão da concessão da medalha de ensino ao Professor Ernesto Hamburger. Como foram levantadas muitas dúvidas sobre o tramitação da proposta, e como a mesma não estava convenientemente instruída, foi decidido que a matéria fosse retirada de pauta, embora tivesse sido aprovada no mérito. Os aspectos formais serão tratados via correspondência.

4 - O Presidente tratou da questão da escolha do novo diretor do CLAF. Um comitê de busca já foi instalado, e a SBF, assim como o de todas as sociedades latino americanas, deveriam enviar sugestão ao comitê de busca. Mencionou também que havia a proposta de que o próximo diretor seja brasileiro, tendo havido sugestão da diretoria da SBF dos nomes de Humberto Brandi e Elisa Saitovitch. Após diversas intervenções, foi acordado sugerir o nome do Humberto Brandi.

5 - O Presidente discorreu sobre a proposta da European Physical Society, aprovada durante a Assembléia Geral da IUPAP, pela declaração de 2005 como o Ano Mundial da Física. Nesta ocasião a SBF deveria organizar uma série de atividades divulgando a importância das atividades da física na vida contemporânea. Foi indicado o nome do Ildeu para, preliminarmente, coordenar as atividades da SBF nesta atividade, sugerindo nomes para a comissão organizadora.

6 - Os nomes indicados pela comunidade de Partículas e Campos foram aprovados, com a ressalva feita pelo Conselheiro David Vianna que os representantes Victor Rivelles e Nelson Braga sejam escolhidos como representante das sub-áreas Teoria de Campos e Física Matemática, e não apenas Teoria de Campos, conforme no documento enviado a SBF.

7 - O Presidente discorreu sobre a questão levantada pelo Conselheiro Constantino Tsallis, sobre atitudes do Professor Roberto Luzzi, da UNICAMP. Em seguida leu carta enviada a Tsallis, dando conta de sua iniciativa de conversar com o Prof. Luzzi, que na ocasião manifestou seu desejo de dar por encerrado o episódio. Tsallis explanou que o Prof. Luzzi escreveu um número grande de cartas a diversos físicos brasileiros e no exterior, contendo não apenas criticas a seu trabalho, como também expressões desabonadoras para caracterizar o seu trabalho. Apresentou sua sugestão que a SBF organizasse um debate entre as duas partes envolvidas. O Presidente indicou que na conversa com o Luzzi, o mesmo havia se recusado em participar em um eventual debate. Paulo Murilo sugeriu que a SBF enviasse ao Luzzi convite para o debate solicitado, dando ao mesmo oportunidade de sugerir a forma de realização do debate. Esta posição foi aceita por unanimidade.

8 - O Presidente abriu os trabalhos, apontando quais os conselheiros que não podem ser candidatos, informando também que, a menos do secretário de ensino que já estava no seu segundo mandato, todos os membros da diretoria poderiam ser reconduzidos. Seguiu-se um debate sobre a maneira usada para a indicação do secretário de ensino nas ultimas eleições, ficando esta a cargo da assembléia do SNEF. Ficou a sugestão de se levar este assunto para a assembléia do SNEF.

Em seguida Constantino Tsallis argumentou que, apesar de discordar da atual Diretoria no encaminhamento de algumas questões, como as indicações para o Prêmio L’Oreal de Melhor Física da América Latina e do Prof. João Steiner para o Conselho de Administração da ABTLuS, por sugestão do atual Diretor, ele julgava que a atual Diretoria havia realizado uma boa gestão e propôs a sua recondução para um novo mandato. O Presidente explicou o que ocorrera com as indicações das pesquisadoras ao Prêmio L’Oreal e declarou que a atual Diretoria estava muito entusiasmada com a possibilidade de continuar a dirigir a SBF e que todos concordavam com a recondução proposta pelo Conselheiro Constantino Tsallis. A seguir, o Conselheiro Adalberto Fazzio fez um relato de sua atuação da SBF desde que assumira o posto de Secretário em 1887, passando por vários cargos da Diretoria e ainda como membro do CD. Entre diversas atividades, citou a sua participação na elaboração do levantamento “A Física na Próxima Década” na sua primeira gestão e a oficialização do apoio da SBF e organização das Olimpíadas Brasileiras de Física na gestão do Presidente Humberto Brandi. Ressaltou a necessidade de engajar os membros da SBF na discussão de políticas científicas e educacionais, citando a realização, por iniciativa da Diretoria anterior, de várias reuniões da comunidade da SBF, destacando aquela com a Comissão de Especialistas do MEC referente à reformulação dos cursos de Física no país. Em seguida, deu conhecimento aos membros de carta aberta em que um grupo de pesquisadores de diferentes regiões do país apresentava seus nomes para a indicação do Conselho aos cargos de Diretoria, assim constituída: Adalberto Fazzio (Presidente), Paulo Murilo Castro de Oliveira (Vice-Presidente), Lívio Amaral (Secretário Geral), Oscar Nassif Mesquita (Secretário) e Eudenilson Lins de Albuquerque (Tesoureiro). O Conselheiro Ildeu de Castro Moreira reconheceu como bastante positiva a atuação da atual Diretoria em relação à anterior e argumentou que os Estatutos da SBF não atribuem ao Conselho a indicação de nomes para uma única chapa, mas genericamente de nomes para os diversos cargos da Diretoria. Com este entendimento, propôs que o CD submetesse os nomes da atual Diretoria e aqueles apresentados pelo Conselheiro Adalberto Fazzio ao escrutínio dos sócios. O Presidente declarou que se absteria de votar em qualquer outra proposta se essa não fosse consensual, desde que os conselheiros Adalberto Fazzio e Paulo Murilo Oliveira, sendo parte interessada no processo, também não votassem. Argumentou enfaticamente que não permitiria, como presidente de um colegiado, que conselheiros votassem em assuntos de seu interesse. O Conselheiro Sylvio Canuto indagou do presidente como encarava a proposta de indicação de mais de um nome para cada cargo da Diretoria, obtendo como resposta a sua concordância. Surgiram algumas discussões sobre a possibilidade de composição dos vários nomes numa única chapa, mas, ao final as posições de ambos os lados permaneceram inalteradas. O Conselheiro Nelson Studart inquiriu o conselheiro Adalberto Fazzio sobre a sua concordância acerca da proposta do conselheiro Ildeu Moreira. Obtendo uma resposta positiva, afirmou que se sentira constrangido com a posição assumida pelo Conselho na indicação de nomes para a eleição anterior por entender que esta se fizera de afogadilho sem uma maior discussão e análise. Relembrou tempos remotos, em que as indicações resultavam de nomes convidados para “cumprir uma missão” e que atualmente a comunidade estaria muito mais interessada em participar e trabalhar em prol da SBF nos diversos níveis representativos. Nesse sentido, sua opinião é que seria altamente salutar, um marco para o futuro, o fato de que várias tendências e grupos pudessem se organizar e elaborar programas apresentado nomes ao Conselho no processo de escolha dos dirigentes da SBF. Afirmou ainda, dentro desse espírito democrático e participativo, seu anseio de concorrer às eleições para presidente da SBF em 2005. O Conselheiro Constantino Tsallis manifestou a sua estranheza de que os dois nomes apresentados para presidente fossem da mesma instituição, a USP. Os Conselheiros João Zanetic e David Vianna também se posicionaram favoravelmente à proposta. A seguir, a proposta de submeter à apreciação dos membros da SBD de dois nomes para cada cargo da Diretoria da SBF foi aprovada de modo consensual. Para a indicação de nomes para a eleição de membros do Conselho, o conselheiro Sylvio Canuto fez a sugestão, aprovada por unanimidade, de que os membros suplentes atuais do Conselho fossem indicados. Ao final, todos os conselheiros indicaram nomes para a composição da lista que contém os seguintes membros da SBF: (Aqui deve ser incluída a lista de nomes, acho que a Eliana anotou ).

Após a discussão e deliberação de todos os pontos a reunião foi dada por encerrada.

DELIBERAÇÃO A SER ENCAMINHADA À COMISSÃO ELEITORAL

O Conselho Deliberativo da SBF, em sua reunião de 19 de fevereiro de 2003, com base no parágrafo 1o. do artigo 30 dos Estatutos da SBF, decidiu submeter ao escrutínio pelos membros da SBF os seguintes nomes para os cargos de Diretoria para o biênio 2003-2005 e para membros do Conselho para o quadriênio 2003-2007:

 

Diretoria

Presidente: José Roberto Leite (USP) e Adalberto Fazzio (USP)

Vice-Presidente: Elisa Saitovich (CBPF) e Paulo Murilo Castro de Oliveira (UFF)

Secretário Geral: Roberto Andrade (UFBa) e Lívio Amaral (UFRGS)

Secretário: Carlos Ourívio Escobar (UNICAMP) e Oscar Nassif Mesquita (UFMG)

Tesoureiro: Miguel A. C. Gusmão (UFRGS) e Eudenilson Lins de Albuquerque (UFRN)


Conselho

SUPLENTES

-           JOSÉ DAVID MANGUEIRA VIANNA - UFBA

-           SUSANA LEHRER DE SOUZA - UFRJ

-           WAGNER FIGUEIREDO – UFSC

 

1.        ALEJANDRO SZANTO DE TOLEDO – USP

2.        ALVARO FERRAZ FILHO – UnB

3.        AMÉRICO TRISTÃO BERNARDES – UOP

4.        ANANIAS MONTEIRO MARIZ – UFRN

5.        ANDERSON STEVENS LEONIDAS GOMES – UFPE

6.         ANDREA LATGE BRITO – UFF

7.        ANTONIO FERREIRA DA SILVA – UFBA

8.        ARDEN ZYLBERSTAJN – UFSC

9.        CAIO HENRIQUE LEWENKOPH – UFRJ

10.     CARLITO LARIUCCI – UFG

11.     CELSO GREBOGI – USP

12.     DANIEL PEREIRA – UNICAMP

13.     EDISON ZACARIAS DA SILVA – UNICAMP

14.     EDUARDO CANTERA MARINO – UFRJ

15.     EVALDO MENDONÇA FLEURY CURADO – CBPF

16.     FELIPE RIZZATO – UFRGS

17.     FERNANDO LAZARO FREIRE JR – PUC-RIO

18.     FRANCISCO CASTILHO ALCARAZ – IFSC/USP

19.     GIL DE AQUINO FARIAS – UFC

20.     GILBERTO MEDEIROS KREMER – UFPR

21.     ISRAEL BAUMVAL – UFRGS

22.     IVAN COSTA DA CUNHA LIMA – UERJ

23.     LUIZ CARLOS JAFELICE – UFRN

24.     JOSÉ ALBINO OLIVEIRA DE AGUIAR – UFPE

25.     KALINE  RABELO COUTINHO – UMC

26.     LUIZ EDUARDO M CARVALHO OLIVEIRA – UNICAMP

27.     LUIZ DAVIDOVICH – UFRJ

28.     MARCELO LEITE LYRA – UFAL

29.     MARCOS ASSUNÇÃO PIMENTA – UFMG

30.     MARILIA JUNQUEIRA CALDAS – USP

31.     MARINA NIELSEN – USP

32.     MAURICIO DOMINGUES COUTINHO FILHO – UFPE

33.     MAURICIO PIETROCOLA P DE OLIVEIRA – USP

34.     ODAIR DIAS GONÇALVES – UFRJ

35.     RAUL JOSÉ DONANGELO – UFRJ

36.     RICARDO LUIZ VIANA – UFPR

37.     RITA MARIA CUNHA DE ALMEIDA – UFRGS

38.     SERGIO GALVÃO COUTINHO – UFPE

39.     TARCISIO MARCIANO DA ROCHA FILHO – UnB

40.     THADEU JOSINO PEREIRA PENNA – UFF

41.     WILSON AIRES ORTIZ – UFSCAR