Ata da  Reunião da Diretoria da Sociedade Brasileira de Física (SBF),

 

Realizada na Sede da Sociedade Brasileira de Física, em 16 de junho de 2003, às 10 horas. Presentes: Elisa M. Baggio Saitovitch (Presidente), Roberto Fernandes S. Andrade (Secretário Geral), e Miguel Ângelo C. Gusmão (Tesoureiro).

 

PAUTA

 

1)       Ata da reunião anterior

2)       Comunicação da presidente

a)       FELASOFI

b)       SBPC, CNPq e CAPES

c)       Página

3)       Novas ações

4)       Boletim

5)       Revistas

6)       Eventos

7)       SBPC

8)       Situação atual do gerenciamento da secretaria da SBF

9)       Assuntos gerais

 

1)       A ata da reunião de 03/04/2003 foi lida e, após a inclusão de emendas pelos presentes, foi aprovada.

 

2)       A Presidente tratou os seguintes pontos:

a)       Reunião da FELASOFI acontecida durante o XXVI ENFMC: fez um breve relato sobre a reunião, entregando material sobre o evento, incluindo programa, resultados das discussões. O ponto mais importantes foi a proposta da Associação de Física da Argentina para a criação da Revista Latino Americana de Física. Os presentes concordaram que é necessário que tanto o conselho como a comissão editorial da SBF venham a considerar esta proposta. Foi também abordada  questões referentes à despesas relacionadas com a organização da reunião, que deverão ser deduzidas das duas cotas de anuidade que a SBF deve à FELASOFI.

b)       Reunião do fórum de presidentes de sociedades científicas acontecida na sede da SBPC com a presença dos presidentes da CAPES e CNPq. Mencionou que divulgou cópia do relatório da comissão Andrade, sendo bem recebida pelos presidentes presentes. A proposta de atualizar o relatório, incluindo as novas ações e objetivos do atual governo., foi aprovada.

c)       Processo de atualização da página da SBF: Devido a solicitações recebidas, deve-se considerar a definição de espaço para divulgação de opiniões dos sócios. O assunto devera ser abordado junto com o secretario da SBF, mas foi ressaltado pelos presentes que a divulgação das opiniões  deve passar por um editor. Foi mantida a prática de inclusão das atas e dos comunicados da diretoria, bem como de matérias que são relevantes para toda a comunidade.

 

3)       Foram discutidas ações a serem tomadas até o encerramento da atual gestão. O tesoureiro mencionou a preparação do balanço financeiro até o mês de junho, anunciando também o aluguel das salas, que seria concretizada ainda no dia 16, com a presença dos novos inquilinos na sede da SBF. Foi ainda lembrado o compromisso, assumido na reunião anterior, de propor alterações nos estatutos da SBF, salientando aqueles que possibilitem atualizar procedimentos de consulta aos sócios por meios de comunicação eletrônica e com uso da internet.

 

4)       Foi abordada a questão sobre o formato do boletim que, com a modificação introduzida nesta diretoria, foi drasticamente reduzida. havendo a necessidade de incluir matérias de interesse geral dos sócios. Foi reforçada a discussão reportada anteriormente, sobre a necessidade de se abrir espaços para a discussão e também levar para a comunidade de maneira mais rápida resultados de discussões em reuniões da diretoria.

 

5)       Foram abordados temas sobre o processo de edição das revistas da SBF. com a proposta de ativar a submissão de manuscritos para as revistas com a utilização do programa de gerenciamento da SBF. Esta proposta conta o apoio dos Professores  Escobar e Salinas, integrantes da comissão editorial, e também dos presentes. Foi sugerido que, após a implantação deste novo procedimento, fosse enviado convites para os sócios submeter trabalhos nas revistas da SBF. Foi ainda apresentada proposta de mudança do editor da revista de Física Aplicada e Instrumentação, para verificar se seria possível dinamizar esta revista que tem tido poucas edições. O Prof. Roberto alertou para o fato que a descontinuidade do grupo de trabalho nos encontros de Física da Matéria Condensada pode ter contribuído para a perda de interesse de pessoas ligadas aquele grupo a publicar artigos na revista. Foi sugerido que se fizesse um trabalho prospectivo neste sentido.

 

6)       Neste item a discussão abordou a grave situação financeira dos eventos da SBF, muitos fechando com prejuízo desde 2002, prejuízos que vem sendo cobertos pela SBF. Foi discutido também a questão de localização de eventos nacionais fugindo da região tradicional de Caxambu - São Lourenço. Foi também abordado a comunicação da Coordenação da Comissão de Partículas e Campos, informando que a partir do ano de 2004, a organização do evento estará a cargo da referida Comissão.

 

7)       A discussão sobre da participação da SBF na reunião anual da SBPC será abordada em nova reunião no dia 8/7. Foi mencionado que a coordenação em Recife tinha passado do Prof. Fernando Machado para o Prof. Antonio Azevedo.

 

8)       Sobre a situação do gerenciamento. A gerente da SBF, Eliana Alves, discorreu sobre a situação de ferias de alguns funcionários, que está irregular por que eles se recusam a entrar em férias alegando trabalhos a fazer. Foi reforçado que é necessário que eles entrem em gozo de férias para evitar futuras questões trabalhistas. Com relação à distribuição dos tarefas administrativas, a gerente informou que Neuza esta trabalhando em eventos alem da parte de editoração das revistas. Roberto esta trabalhando na parte de informática, mas sua atuação ainda não está muito otimizada. Jean, apesar de estar se adaptando às novas funções, ainda não esta respondendo a todas as solicitações. Finalmente mencionou que a Sueli, programada para atender a organização de diversas reuniões da SBF, está praticamente voltada para o atendimento das solicitações da olimpíada.

 

9)       Assuntos gerais: foram apresentados e discutidos os seguintes itens: a) carta do Diretor do Instituto de Física da UFF sobre assuntos ligados ao edital FAPERJ-PADCT. b) Mercado de trabalho e regulamentação da profissão, assunto com muitas implicações e que deverá ser incluída na pauta da assembléia geral da SBF em recife. c) Preocupação de sócios com o significado de pesquisadores produtivos. Diversas maneiras de medir a produtividade, inclusive o custo de artigo, numero de autores por artigo, situação objetiva da infra-estrutura do local onde o pesquisador atua. d) proposta do professor Olival Freire, do Instituto de Física da UFBa, sobre a importância de preservação dos arquivos e historia da física no Brasil, e como a SBF poderia se manifestar de maneira oficial sobre o assunto. Isto traria às direções de diversas instituições a agir de maneira mais positiva sobre este assunto..