Ata da  Reunião da Diretoria da Sociedade Brasileira de Física (SBF),

 

Realizada na Sede da Sociedade Brasileira de Física, em 09 de julho de 2003, às 10 horas. Presentes: Elisa M. Baggio Saitovitch (Presidente), Roberto Fernandes S. Andrade (Secretário Geral), Carlos Ourívio Escobar (Secretário) e Miguel Ângelo C. Gusmão (Tesoureiro).

 

PAUTA

 

1)       Ata da reunião anterior

2)       Ata da reunião do Conselho de 19/02/2003

3)       Indicação Diretor do CLAF

a)       Ricardo Galvão - IFUSP

b)       Roberto Iglesias - IFUFRGS

4)       Correspondência a ABNT

5)       FELASOFI

6)       Proposta do Grupo de Ótica

7)       Proposta para criação da Revista Latino Americana de Física

8)       Software para submissão de artigos

9)       Mensagem do Professor Nelson Studart

10)   Mensagem do Professor Ildeu Moreira

11)   Outras propostas para a reunião do Conselho

12)   Proposta de mudança do Estatuto.

13)   Mensagem do Professor Adalberto

14)   Número de Conselheiros com a saída do Professor Adalberto

 

1)       A ata da reunião de 03/04/2003 foi lida e, após a inclusão de emendas pelos presentes, foi aprovada.

 

2)       A Presidente mencionou que tem recebido mensagens de sócios tratando da organização dos Encontros Nacionais de Partículas e Campos tendo em vista recente aprovação da constituição da Comissão Partículas e Campos. Particularmente a questão da organização dos encontros temáticos tem gerado questionamentos sobre o grau de autonomia da Comissão na organização dos eventos. Foi decidido encaminhar a questão para a reunião do Conselho, alertando sobre os questionamentos levantados. Como esta regulamentação poderá ser estendido para novas comissões temáticas, é necessário discutir qual o grau de autonomia estas comissões deverão ter.

 

3)       Tratou-se da indicação pela SBF ao Comitê de busca do Novo Diretor do CLAF. Na reunião do dia 19/02/2003, o Conselho decidiu pela indicação do professor Humberto Brandi. Face à recusa do Professor Brandi, foram indicados por sócios da SBF os nomes de Ricardo Galvão e Roberto Iglesias. Decidiu-se solicitar aos dois professores acima citados o envio de uma proposta resumida de atuação à frente do CLAF, para serem encaminhadas ao Conselho para decisão.

 

4)       A Profa. Elisa apresentou correspondência recebida da Associação Brasileira de Normas Técnicas, solicitando a indicação de um representante do Comitê Direcionador do Programa de Normalização em Metrologia. Ficou decidido encaminhar para decisão do Conselho os nomes dos Professores Ronald Shellard e Cid Araújo. Em seguida  O Prof. Roberto Andrade sugeriu levar para discussão e deliberação na reunião do Conselho a questão de fundo sobre que procedimento a SBF deve adotar frente às inúmeras solicitações por órgãos do governo, agências, organizações não governamentais. Mencionou também proposta de procedimento de indicação de nomes feita pelo Prof. Constantino Tsallis.

 

5)       A Profa. Elisa discorreu sobre alguns assuntos discutidos na reunião da FELASOFI, informando que apresentaria um relato da reunião do Conselho.

 

6)        O professor Escobar falou sobre proposta recebida do Grupo de Ótica sobre a publicação dos resumos estendidos no Brazilian Journal of Physics. Expôs sua posição contra a aceitação da proposta, no que foi endossada pelos outros membros da Diretoria. O Prof. Sílvio Salinas, editor do BJP, presente na reunião a convite, se manifestou também contra a proposta.

 

7)       Tratou-se da proposta da FELASOFI de criação de uma Revista Latino Americana de Física, tendo como base as revistas brasileiras e mexicana. A proposta de um passo inicial, fazendo a divulgação eletrônica conjunta dos artigos nestas duas revistas, mereceu o apoio dos presentes. O Professor Salinas se comprometeu a emitir um parecer sobre a proposta, que será então encaminhada ao Conselho para deliberação.

 

8)       Discutiu-se proposta da Adaltech para implantação de um software para gerenciamento de submissão, arbitragem e acompanhamento de artigos nas revistas da SBF, bem como para a migração do sistema gerencial para o sistema Linux. Presente o Sr. Adalberto Andreolli que fez a demonstração do sistema para a Diretoria e para o Prof. Sílvio Salinas. Em seguida, o Sr. Andreolli prestou esclarecimentos sobre o cumprimento de diversas cláusulas do contrato inicial de implantação do aplicativo gerencial, explicando que o cumprimento de grande parte das tarefas ali previstas exigiu uma grande quantidade de trabalho muito maior do que o que ele havia previsto. O Prof. Miguel apresentou diversas considerações sobre a não implementação de itens do contrato inicial, inclusive a referida migração. Após diversas considerações, ficou decidido que a Adaltech irá concluir os trabalhos de migração e que a Diretoria irá recomendar à próxima gestão a contratação do Software de submissão de artigos.

 

9)       Foi lida correspondência do Professor Nelson Studart ao Conselho a respeito da nova composição do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Ensino de Física.

 

10)   A correspondência do Professor Ildeu trata das possíveis atividades a serem desenvolvidas no âmbito do Ano Mundial da Física em 2005. Foi louvado o empenho do Prof. Ildeu na proposição de um grande número de atividades. Foi também mencionada a questão da composição definitiva da comissão para estas atividades, deixando para a próxima gestão esta tarefa.

 

11)   A Profa. Elisa apresentou propostas para a reunião do Conselho sobre dois assuntos discutidos no XXVI ENFMC, referentes à divulgação dos critérios de concessão de Bolsa de Produtividade em Pesquisa e da classificação dos pesquisadores que se submetam à avaliação do CNPq independentemente de não ter bolsa por insuficiência de cota. A Profa. Elisa informou também que se tiver acesso a estes dados pelo CNPq, divulgaria na página da SBF.

 

12)   O Professor Miguel indicou alguns pontos para serem levados para a reunião do Conselho que poderiam ser modificados, devido a falhas de redação e de atualização para incorporar questões ligadas ao uso de meios eletrônicos não disponíveis na época da criação da SBF. As sugestões foram incorporadas em um texto a ser encaminhado ao Conselho

 

13)    Foi dado conhecimento da correspondência recebida da FAPESP pelo Professor Adalberto Fazzio, coordenador do XXVI ENFMC, negando suplementação do auxílio anteriormente concedido para a realização deste evento. O Prof. Roberto alertou para os sucessivos balanços negativos apresentados pelos eventos patrocinados pela SBF desde a reunião da SBPC em 2002, devendo os próximos Conselho e Diretoria se debruçarem sobre a grave situação de financiamento das reuniões científicas.

 

14)   Foi discutida a situação da composição do Conselho devido a eleição do Prof. Adalberto Fazzio, conselheiro eleito para o período 2001/2005, para a presidência da SBF. O entendimento foi que o primeiro suplente da eleição de 2003, a Profa. Rita de Almeida, deveria ocupar a vaga deixada pelo Prof. Adalberto até o ano de 2005. No entanto, o entendimento é que esta é matéria para decisão do Conselho.