Desenrolando nanotubos de carbono

Imprimir

Destaque em Física, semana de 24 de julho de 2014

destaque-24072014Os famosos nanotubos de carbono são estruturas em escala nanoscópica construídas somente de átomos de carbono. Podemos visualizá-los como uma tira plana de átomos de C formando um padrão hexagonal enrolada na forma de um tubo. Segundo estudos teóricos ainda não verificados experimentalmente, os nanotubos representam (potencialmente) o mais resistente material já sintetizado pelo homem. Mas o que acontece quando se produz uma violenta colisão de um nanotubo contra um obstáculo?

Essa pergunta motivou pesquisadores dos Estados Unidos, da Índia e do Brasil a realizarem experimentos e simulações computacionais de colisões em hipervelocidade entre nanotubos e alvos sólidos (por exemplo placas metálicas espessas).

Leia mais...

Energia do vácuo e superfícies excitadas termicamente

Imprimir

Destaque em Física, semana de 17 de julho de 2014

destaque-17072014Qual é o efeito do espaço vazio que existe entre duas superfícies? Desde o amadurecimento da mecânica quântica sabemos que o vácuo não é de fato completamente vazio. Existe uma quantidade de energia presente nele que se manifesta na forma de partículas virtuais – partículas que aparecem e desaparecem numa minúscula fração de segundo.

Nos anos 1940, dois cientistas investigaram teoricamente algumas das consequências da energia do vácuo. Em 1948, o holandês Hendrik Casimir calculou que duas superfícies metálicas colocadas paralelamente, muito próximas, afetariam a quantidade de energia do vácuo entre elas, reduzindo-a. Esse aspecto ficou conhecido como o efeito Casimir.

Leia mais...

Reino Unido busca parcerias para desenvolver tecnologias quântica

Imprimir

Acontece na SBF, semana de 17 de julho de 2014

Reunião dos Adidos Científicos do G7+5, coordenada por Andrew Jackson, Conselheiro Científico do Foreign and Commonwealth Affairs Office (FCO), convidou os países interessados em cooperação científica na área de Tecnologias de Quantum ("Quantum Technologies") a entrarem em contato com FCO para iniciar projetos em conjunto com o objetivo de estimular os negócios nesse setor ("improve business participation").

Leia mais...

Assembleia Geral Ordinária - Convocação

Imprimir

17 de junho de 2014

De acordo com o estatuto da Sociedade Brasileira de Física (SBF) convocamos os (as) sócios (as) para a Assembléia Geral Ordinária que ocorrerá no dia 16 de julho de 2014, das 14h00 às 16h00 à Rua do Matão, nº 187, Instituto de Física, Ala Central, sala 212, no campus da USP.

Pela primeira vez, os associados poderão também participar por teleconferência, em salas que serão disponibilizadas pelas secretarias regionais. As informações técnicas sobre a conexão serão disponibilizadas no início do mês de julho.

Os seguintes assuntos estão na pauta provisória da Assembléia:

1) Comunicação do Presidente;
2) Relatório das ações da Diretoria (julho de 2013 a julho de 2014);
3) Relatório financeiro;
4) Relatório da Comissão Fiscal;
5) Relatório do Grupo de Trabalho sobre a alteração do Estatuto da SBF e proposta de criação do Instituto Brasileiro de Física;
6) Relatório sobre a execução do PROFIS - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
7) Assuntos gerais.

Informações para a teleconferência:
IP: 143.107.41.165##1523
Sala: MCU4520

Ricardo Magnus Osório Galvão
Presidente
Sociedade Brasileira de Física

Forças da luz em água

Imprimir

Destaque em Física, semana de 10 de julho de 2014

destaque-10072014Um problema físico de mais de um século parece ter sido resolvido por um grupo de pesquisadores brasileiros. O esforço dá encaminhamento a uma questão há muito debatida: que força é exercida quando você expõe água à radiação eletromagnética, ou seja, à luz?

Sabe-se desde o fim do século 19 que a radiação luminosa pode exercer pressão, ou seja, transferir momento para outras superfícies ao incidir sobre elas. Este bem estabelecido comportamento foi confirmado do ponto de vista teórico com o advento da mecânica quântica: trata-se da incidencia de fótons sobre uma superfície e a consequente transferência de momento dos fótons para a superfície.

Leia mais...

Quantos Online

Temos 44 visitantes online


Edifício Sede

Rua do Matão,
travessa R, 187

Cidade Universitária,
CEP 05508-090
São Paulo, SP

Tel: 55-11-3034.0429
Fax: 55-11-3814.6293

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física