BJP, colocado em rota de ascensão, tem novo editor

Imprimir

Destaque em Física, semana de 17 de abril de 2014

destaque-de-fisica-17042014O “Brazilian Journal of Physics”, periódico científico da Sociedade Brasileira de Física, tem novo Editor-chefe. Assume a função Antonio Martins Figueiredo Neto, do Instituto de Física da USP, substituindo Luiz Nunes de Oliveira, também da USP, Editor-chefe do BJP pelos últimos três anos.

“Em 31 de março de 2011, comecei um mandato (informalmente) definido como de três anos pelo Conselho da SBF”, explica Nunes. “Por coincidência, bem no final do mês passado, dois dias antes de encerrar-se esse mandato, recebi convite do Reitor da USP, (e aceitei) para presidir a Comissão Especial de Regimes de Trabalho, um órgão da Reitoria que controla a evolução de docentes em início de carreira e avalia pedidos de mudança de regime de trabalho.”

Leia mais...

Átomos frios guiam estudo em sistemas fora do equilibrio

Imprimir

Destaque em Física, semana de 10 de abril de 2014

destaque-de-fisica-10042014A compreensão de transição de fases em sistemas fora de equilíbrio tem um interesse vasto. Ela serviria para descrever e prever a evolução de processos que vão desde a propagação de uma epidemia até os congestionamentos de trânsito, passando pelo estudo de plasmas complexos, crescimento de nanofios e fluxos geofísicos.

Apesar de todo esse apelo, ainda não existe um arcabouço geral que permita estudar essas transições de fase fora de equilíbrio. Para transições no equilíbrio, onde vale a estatística de Boltzmann,  ferramentas poderosas, como o grupo de renormalização, foram desenvolvidas. Agora, um trabalho conduzido por três pesquisadores da França e do Brasil sugere um possível caminho para atingir uma compreensão mais refinada de processos fora do equilíbrio.

Leia mais...

SBF reprova proposta de unificar disciplinas de ciência no Ensino Médio

Imprimir

Encontra-se em discussão nas esferas decisórias da câmara e do senado nacional o projeto de lei número 6.840/2013 o qual “Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para instituir a jornada em tempo integral no ensino médio, dispor sobre a organização dos currículos do ensino médio em áreas de conhecimento e dá outras providências.”

A SBF avalia que o PL6840/2013 representa um retrocesso na formação básica dos estudantes do ensino médio.

Leia o documento completo aqui

OLIMPÍADA

Imprimir

"Saímos de coadjuvantes para players", diz coordenador

O Brasil deixou de ser mero participante para ser um dos mais destacados vencedores das olimpíadas internacionais de física. É o que afirma Euclydes Marega Júnior, professor do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Física.

Suas declarações foram publicadas em entrevista feita pelo Jornal do Professor, publicação do MEC (Ministério da Educação).

Clique aqui para ler a entrevista na íntegra

Quantos Online

Temos 14 visitantes online


Edifício Sede

Rua do Matão,
travessa R, 187

Cidade Universitária,
CEP 05508-090
São Paulo, SP

Tel: 55-11-3034.0429
Fax: 55-11-3814.6293

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física