Trabalhos brasileiros ganham repercussão internacional

Imprimir

Destaque em Física, semana de 26 de fevereiro de 2015

destaque-26022015Estudos tão variados quanto a investigação de fenômenos ópticos em bolhas de sabão e a presença de matéria escura no interior da Via Láctea despertaram o interesse da comunidade internacional para a ciência brasileira.

O trabalho em óptica foi realizado por Adriana e Alberto Tufaile, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (Universidade de São Paulo). Já a pesquisa em astrofísica foi realizada pelo italiano Fabio Iocco, do ICTP-SAIFR e Instituto de Física Teórica da UNESP (Universidade Estadual Paulista), em parceria com dois colegas na Europa.

Leia mais...

Nota de falecimento - Prof. Dr. Alejandro Szanto de Toledo

Imprimir

A SBF lamenta comunicar o falecimento do Prof. Dr. Alejandro Szanto de Toledo. Professor Titular do Instituto de Física da USP, ele foi sócio atuante da SBF, participando e contribuindo para o sucesso de diversas iniciativas e eventos na sua área.

Leia mais...

Squeezing spins à temperatura ambiente

Imprimir

Destaque em Física, semana de 12 de fevereiro de 2015

destaque-12022015Um dos pilares da Mecânica Quântica é o Princípio da Incerteza, segundo o qual há um limite fundamental para a precisão com que pares de observáveis podem ser conhecidos simultaneamente. Os estados squeezed, em português estados comprimidos, são aqueles para os quais esse limite é atingido, e a incerteza é reduzida a seu valor mínimo.

Um recente trabalho experimental brasileiro com ressonância nuclear magnética promete apontar caminhos para diversas aplicações em pesquisa de física do estado sólido, em particular na área de metrologia.

Leia mais...

Levitação acústica de partículas dispensa sintonia fina

Imprimir

destaque-05022015Destaque em Física, semana de 05 de fevereiro de 2015

Levitação, além de ser um truque de mágica bem popular, é um fenômeno que pode ser extremamente útil. Cientistas usam-na, por exemplo, para estudar o comportamento de gotas de líquido sem as interferências produzidas por um recipiente. E, claro, no caso dos pesquisadores, a levitação não pode ser um truque de ilusionismo. Uma das formas para fazer partículas levitarem, a chamada levitação acústica, utiliza ondas acústicas.

Isso mesmo, as vibrações no ar que geram os sons audíveis. As ondas são produzidas por um gerador de ondas e refletidas por um espelho acústico, resultando ondas estacionárias, i.e., indo e voltando (propagantes e contrapropagantes superpostas. O encontro das que sobem com as que descem cria um campo de pressão dentro do qual uma partícula permanece suspensa, numa posição de equilíbrio estável. É como usar variações na pressão do ar para contrabalançar os efeitos da gravidade da Terra.

Os dispositivos levitadores convencionais, contudo, têm uma fraqueza: eles precisam ser cuidadosamente ajustados de tal forma que a uma distância entre o gerador e o refletor de ondas seja precisamente um múltiplo inteiro de meio comprimento de onda. Isso limita a realização de experimentos. Mas agora um trio de pesquisadores sul-americanos -- um no Uruguai e dois no Brasil -- desenvolveu uma alternativa que, além de dispensar este ajuste, ainda permite mover as partículas.

Leia mais...

O efeito de impurezas em supercondutores

Imprimir

Destaque em Física, semana de 29 de janeiro de 2015

destaque-29012015A tecnologia dos supercondutores vem impactando cada vez mais o dia-a-dia da sociedade. Eles já são usados em situações diversas como trens de alta velocidade, aceleradores de partículas e em dispositivos (chamados SQUIDS) para detecção de campos magnéticos.infinitesimais, como os produzidos pelo cérebro.

Os supercondutores são, em essência, materiais em que a corrente elétrica flui sem resistência. Descoberto em 1911, aspectos do estado supercondutor de certos materiais ainda não são bem compreendidos.

Leia mais...

Light 2015

BlockLogo

Quantos Online

Temos 25 visitantes online


Edifício Sede

Rua do Matão,
travessa R, 187

Cidade Universitária,
CEP 05508-090
São Paulo, SP

Tel: 55-11-3034.0429
Fax: 55-11-3814.6293

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física