“Congelando” o pôr do Sol em um elevador panorâmico

Destaque na Revista Brasileira de Ensino de Física, semana de 17 de agosto de 2017

destaque rbef 17082017
Não é incomum que perguntas em sala de aula desconcertem professores de física dos ensinos fundamental e médio. Afinal, eles sempre têm um grande conteúdo programático para cobrir, e cada minuto conta. Mas, com isso, também perde-se uma grande oportunidade para aprofundar assuntos e permitir que os alunos interajam de forma intelectualmente desafiadora na aventura do conhecimento.

Para mostrar isso, um doutorando em ensino de ciências na UnB (Universidade de Brasília) escreveu um artigo inteiro explorando uma pergunta elaborada por um estudante de Ensino Médio durante uma aula de óptica: qual a velocidade que um elevador panorâmico deveria ter para que uma pessoa em seu interior pudesse observar o pôr do Sol continuamente?

Leia mais...

O anti-hidrogênio e o Universo

Destaque em Física, semana de 17 de agosto de 2017

destaque 17082017
Por que o Universo é feito de matéria, e não de antimatéria? Esse é um dos grandes mistérios da física. Em tese, o Big Bang produziria quantidades iguais de partículas e antipartículas, e quase todas essas deveriam se aniquilar em forma de radiação. O restante deveria manter a mesma quantidade de matéria e antimatéria. Contudo, em vez de um cosmos simétrico, terminamos com um feito de matéria. Ou seja, de algum modo, matéria e antimatéria não são exatamente idênticas, o que criou um pequeno desbalanceamento em favor da matéria.

Em anos recentes, os cientistas desenvolveram a tecnologia para criar e aprisionar átomos de anti-hidrogênio em laboratório e, nos últimos tempos, têm empreendido medições das propriedades do anti-hidrogênio, em busca de pistas das diferenças entre matéria e antimatéria.

Leia mais...

Uma nova classificação para supercondutores não convencionais

Destaque em Física, semana de 10 de agosto de 2017

destaque 10 08 2017

Um dos fenômenos mais interessantes da física de matéria condensada, com um grande potencial de aplicações práticas, é o da supercondutividade. Um material é supercondutor quando uma corrente elétrica pode fluir por ele sem resistência, e essa propriedade está atrelada a aplicações que vão desde trens levitantes até máquinas de ressonância magnética.

Na maioria dos materiais, as propriedades supercondutoras só se revelam a temperaturas muito baixas, próximas do zero absoluto. Mas, aos poucos, os físicos têm descoberto arranjos "não convencionais", assim chamados por não obedecerem à teoria clássica de supercondutividade, conhecida pela sigla BCS e formulada nos anos 1950 pelos físicos John Bardeen, Leon Cooper e Robert Schrieffer. Alguns desses supercondutores não convencionais são capazes de exibir essa propriedade a temperaturas mais altas.

Leia mais...

Workshop IUPAP 2017

Acontece na SBF, semana de 10 de agosto de 2017

acontece 10 08 2017
A comissão organizadora da Assembleia Geral da União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP) enviou uma nota para ser destribuída aos sócios da SBF, convidando-os ao Workshop IUPAP 2017, a ser realizado em outubro, na Universidade de São Paulo, em São Paulo.

Leia mais...

Baterias quânticas poderiam ter recarga super-rápida, sugere estudo

Destaque em Física, semana de 03 de agosto de 2017

destaque 03082017

Mais do que dispositivos úteis hoje, as baterias parecem ser uma tecnologia essencial para o futuro, conforme a humanidade migra para uma matriz energética baseada em fontes intermitentes, como solar e eólica, e passa a usar baterias em maior número de aplicações, de carros a casas inteiras.

Diante disso, um desafio permanente será melhorar seu desempenho. E um grupo internacional de físicos, dentre eles um brasileiro, aposta que no mundo quântico podem ser encontradas respostas para melhorar, por exemplo, a velocidade com que elas podem ser carregadas.

Leia mais...

Quantos Online

Temos 32 visitantes online


Edifício Sede

Caixa Postal  7545 
São Paulo - SP - Brasil
CEP 06298-970

Tel: 55-11-3034.0429 

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física