Ensino: Interpretações da mecânica quântica

Imprimir

Destaque em Física, semana de 23 de outubro de 2014

destaque-23102014"Se você acha que entendeu a mecânica quântica, é porque você não a entendeu", já dizia o brilhante físico americano Richard Feynman. Ele se referia à dificuldade que a teoria responsável por explicar o comportamento de partículas nas menores escalas da natureza impõe ao nosso modo "clássico" de pensar o mundo.

Alguns efeitos descritos pela teoria são difíceis de compreender. Por exemplo, a dualidade onda-partícula, ou seja, o fato de que qualquer entidade quântica pode ser vista como onda ou como partícula, e o que define isso é o método de observação. Afinal de contas, o que a partícula então é? Como ela sabe que método estamos usando para decidir como se manifestar?

Leia mais...

Por que Prêmio Nobel para o LED azul

Imprimir

Opinião, 23 de outubro de 2014

Por Felipe Rudge

Tal como a estória do patinho feio que depois vira um cisne negro, teve o Led similar trajetória e hoje (afinal) leva o prêmio máximo de Ciência e Tecnologia. Queremos aqui apresentar brevemente, com ênfase tecno-cientifica, o que aconteceu nessas décadas, e por que só agora veio o prêmio. Aliás, é interessante observar que os que o receberam não foram luminares que descortinaram novos rumos da Ciência e do conhecimento. Foram apenas (!) pessoas altamente qualificadas que estavam na hora certa, e no lugar certo, e foram capazes de fazer o que precisava ser feito. Na verdade, descobriram soluções específicas para tirar uma pedra que já estava havia décadas no sapato de todos que trabalhavam com emissores de luz.

Leia mais...

Experimento revela efeitos quânticos na Termodinâmica

Imprimir

Destaque em Física, semana de 16 de outubro de 2014

destaque-16102014A termodinâmica é um dos pilares da física clássica. Contudo, investigá-la em termos quânticos, que envolve o cômputo da aleatoriedade de certas propriedades de cada partícula individual, exige experimentos que até agora se mostravam difíceis de realizar.

Um passo importante nesse sentido acaba de ser dado por um grupo de pesquisadores brasileiros, em colaboração com colegas no Reino Unido. Eles conseguiram reconstruir experimentalmente a distribuição de probabilidade de trabalho em um sistema quântico fechado fora do equilíbrio.

Leia mais...

Mensagem do Coordenador do CA-FA no CNPq

Imprimir

Acontece na SBF, semana de 16 de outubro de 2014

A pedido do Professor Kepler Oliveira, Coordenador do Comite Assessor de Fisica e Astronomia no CNPq, divulgamos o seguinte informe sobre o julgamento das bolsas de produtividade que ocorrem no próximo mes:

Os Critérios de Julgamento (CA-FA), constante da página do CNPq incluem análise de citações e, portanto, é imprescindível que os pesquisadores mantenha as citações e índice H atualizados nos seus Currículum Lattes,

Leia mais...

Tecnologia que permitiu gerar luz branca por LEDs ganha o Nobel

Imprimir

Destaque em Física, semana de 09 de outubro de 2014

destaque-09102014Três cientistas japoneses, um deles radicado nos Estados Unidos, conquistaram o Prêmio Nobel em Física por uma invenção enganadoramente simples: os LEDs azuis.

Isamu Akasaki, 85, e Hiroshi Amano, 54, da Universidade de Nagoya, no Japão, e Shuji Nakamura, 60, da Universidade da Califórnia em Santa Barbara, trabalharam na invenção e receberão um terço do prêmio, estimado em cerca de R$ 2,67 milhões, cada um. Os dois primeiros desenvolveram a tecnologia em parceria em Nagoya, e o terceiro na época trabalhava para uma empresa japonesa e conduziu sua pesquisa de maneira independente. O primeiro LED azul funcional foi apresentado em 1992.

Leia mais...

Light 2015

BlockLogo

Quantos Online

Temos 38 visitantes online


Edifício Sede

Rua do Matão,
travessa R, 187

Cidade Universitária,
CEP 05508-090
São Paulo, SP

Tel: 55-11-3034.0429
Fax: 55-11-3814.6293

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física