Solução de equação ajuda a estudar plasma de quark-glúon

Imprimir

Destaque em Física, semana de 27 de novembro de 2014

destaque-27112014A compreensão dos primeiros momentos do Universo, antes mesmo que os primeiros prótons e nêutrons pudessem se formar, quando o espaço-tempo era preenchido por um amálgama de partículas elementares conhecido como plasma de quark-glúon (PQG), exige uma formulação da teoria hidrodinâmica que incorpore efeitos da teoria da relatividade.

Nessa área de estudos, conhecida como hidrodinâmica relativística, a dinâmica de fluidos é descrita pela chamada equação de Boltzmann, normalmente associada à mecânica estatística e às leis de probabilidades correlacionadas a sistemas microscópicos.

Leia mais...

Cientista amigo da escola

Imprimir

Acontece na SBF, semana de 27 de novembro de 2014

SBF recebeu da direção do Instituto Ciência Hoje a carta a seguir

Há 32 anos o Instituto Ciência Hoje trabalha pela divulgação científica com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da educação no Brasil. Certamente você conhece as nossas publicações e, possivelmente, integra a nossa rede de colaboradores.

Com esta carta, queremos convidá-lo a fazer parte de uma nova rede para apoiar as escolas brasileiras: queremos propor que você adote uma escola de sua preferência, seja ela pública ou particular, doando uma assinatura da revista Ciência Hoje ou de Ciência Hoje das Crianças, ou ambas.

Leia mais...

XXXVIII ENFMC

Imprimir

logo enfmcO Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada (ENFMC) da Sociedade Brasileira de Física é o maior evento de física no Brasil e tem sido realizado sem interrupção desde 1978. No ano de 2015 o evento ocorrerá pela primeira vez no Sul do pais: em Foz do Iguaçu, PR. Os participantes poderão desfrutar das belezas da região e de uma programação científica de alto padrão. Será uma ótima oportunidade para interação entre pesquisadores nacionais, internacionais e nossos alunos.

Saiba mais

Análise do ENEM-2014 pelo Conselho do IF UFRGS

Imprimir

Opinião, 24 de novembro de 2014

Por Fernando Lang da Silveira e Marcia C. Barbosa

Um ano após a última manifestação (Ver opinião de 28/11/2013) , Professores da UFRGS voltam a se preocupar com o ENEM.

Segundo documento do Conselho do IF-UFRGS: "Na edição do ENEM de 2014, apesar de as questões de Física terem apresentado  um avanço de qualidade, houve ainda 2 questões entre as 15 questões com sérios problemas."

Leia mais...

Nota da Diretoria: criacionismo e escolas

Imprimir

Acontece na SBF, semana de 24 de novembro de 2014

Em 13 de novembro último, o deputado Pastor Marco Feliciano enviou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei 8099/2014 no qual “ficam inseridos na grade curricular das Redes Pública e Privada de Ensino, (sic) conteúdos sobre Criacionismo”.

Na justificativa ao projeto de lei, o deputado Feliciano invoca a necessidade de que a escola providencie possibilidade para que os estudantes travem contato com a ideia de criacionismo, supostamente defendida pelas religiões brasileiras.

Respeitando as opiniões pautadas em crenças, a Diretoria da Sociedade Brasileira de Física manifesta seu total desacordo com tal projeto de lei, pelo entendimento de que questões de crença não cabem no currículo no âmbito de qualquer rede de ensino.

Leia mais...

Light 2015

BlockLogo

Quantos Online

Temos 31 visitantes online


Edifício Sede

Rua do Matão,
travessa R, 187

Cidade Universitária,
CEP 05508-090
São Paulo, SP

Tel: 55-11-3034.0429
Fax: 55-11-3814.6293

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física