Equação KPZ e sistemas fora do equilíbrio termodinâmico

Imprimir

Destaque em Física, semana de 28 de agosto de 2014

Um trio de pesquisadores brasileiros acaba de dar importante contribuição na busca por um entendimento mais completo de sistemas que estão longe do equilíbrio termodinâmico – fenômenos que vão desde o crescimento biológico até a ciência de materiais.

No cerne da questão está a chamada equação KPZ. Ela foi proposta em 1986 por Kardar, Parisi e Zhang para descrever a dinâmica do movimento de interfaces altamente irregulares. Esse movimento pode caracterizar o crescimento de um dos lados da interface em detrimento do outro, como na invasão de um material por outro que expulsa o primeito de um mieo poroso. Com a demonstração de seu poder para prever propriedades de invariância de escala em sistemas como esses, aumentou muito o interesse para solucioná-la exatamente e buscar comprovações experimentais de suas conclusões.

Leia mais...

Maryam Mirzakhani, a primeira mulher a ganhar a Medalha Fields

Imprimir

Opinião, 28 de agosto de 2014

Por Alaor Chaves

"A beleza da matemática só se revela a quem a persegue mais pacientemente” M. Mirzakhani

opiniao-28082014Henri Poincaré famosamente apontou que “um homem não se faz matemático, nasce matemático”. Sem considerar o que se pensava um século atrás sobre os dons femininos, pode estranhar o fato de que ele não ter falado “uma pessoa”, e sim “um homem”. Mas até o final do século XIX, mulheres muito raramente eram sequer aceitas como estudantes em universidades, pois seus dons eram questionados antes de pelo menos se ter a ideia de submetê-los a um teste. No campo das ciências, a primeira mulher a desafiar o preconceito foi a polonesa Marie Curie (1867 – 1934). Educada precocemente em ciências por seu pai, professor de matemática e de física, Curie cursou uma universidade clandestina que desafiava as leis da Rússia, a cujo império a Polônia estava subjugada, e aceitava mulheres. Mais tarde mudou-se para a França e conquistou dois prêmios Nobel, primeiro o de física (1903) e depois o de química (1911).

Leia mais...

A MEDALHA FIELDS E A EDUCAÇÃO QUE LEVOU A ELA

Imprimir

Opinião, 21 de agosto de 2014

Por Alaor Chaves

A conquista da medalha Fields pelo matemático Artur Avila é um momento oportuno para repensarmos a educação brasileira. Isso porque o prêmio não foi um evento fortuito, nem só decorrente do brilho incomum do premiado, mas em grande parte fruto da política do IMPA, singular no panorama brasileiro, de garimpar adolescentes especialmente dotados para a matemática e dar-lhes precocemente formação de alto nível neste campo. Essa política, que vem sido praticada há bom tempo, destoa de toda a filosofia e prática da pedagogia brasileira, e para levá-la adiante o IMPA teve de contornar obstáculos existentes no Brasil ao tratamento distinto a pessoas distintas em matéria de educação.

Leia mais...

Nota de falecimento - Prof. Kalil Skeff Neto

Imprimir

Com muito pesar o Instituto de Física da UNB comunica o falecimento do professor aposentado Kalil Skeff Neto, que vivenciou permanentemente o ambiente da UnB desde 1969, quando ingressou como aluno de graduação. O professor Kalil prestou relevantes serviços ao desenvolvimento da área experimental no Instituto de Física, participou da direção do CDT e continuava atuando como pesquisador. O professor Kalil deixa uma lacuna importante no Instituto e na Universidade.

Mais informacões sobre o Prof. Kalil:
http://www.unb.br/noticias/unbagencia/artigo.php?id=752
http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=8803

J. Felippe Beaklini Diretor do Instituto de Física Universidade de Brasília

Evolução em espuma nanoestruturada de grafeno

Imprimir

Destaque em Física, semana de 14 de agosto de 2014

destaque-14082014Um grupo internacional de pesquisadores, incluindo brasileiros, desenvolveu uma espuma nanoestruturada baseada em grafeno que se revelou robusta em termos térmicos e mecânicos.

Trata-se de avanço considerável no desenvolvimento de espumas projetadas em escala nanoscópica (milionésimo de milímetro) visto que estruturas de baixa densidade obtidas anteriormente, com características geométricas semelhantes, revelaram instabilidades.

Leia mais...

Quantos Online

Temos 48 visitantes online


Edifício Sede

Rua do Matão,
travessa R, 187

Cidade Universitária,
CEP 05508-090
São Paulo, SP

Tel: 55-11-3034.0429
Fax: 55-11-3814.6293

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física