XL Brazilian Meeting on Nuclear Physics

campos01

The Brazilian Workshop on Nuclear Physics (RTFNB, acronym in Portuguese) is organized annually by the Brazilian Physics Society since 1978. The 40th edition of this meeting will take place from 03-07 September, 2017.

Several subjects on Nuclear Physics are covered in the RTFNB, as Hadron Physics, High Energy Physics, Nuclear Structure, Nuclear Reactions, Applied Nuclear Physics and Instrumentation. Our main objective is to promote Nuclear Physics research in the country; stimulate and reinforce collaborations among nuclear physicists from around the country; disseminate advances in nuclear physics research and its applications; disseminate, disclose and evaluate the scientific production in this field, stimulate young students in their first steps into scientific research.

Leia mais...

Estudo descreve comportamento quântico anômalo da água

Destaque em Física, semana de 12 de janeiro de 2017

destaque 05012017

Apesar de ser parte do cotidiano, a água não deixa de surpreender os cientistas – sejam eles físicos, químicos ou biólogos – há séculos. Por conta da polaridade de sua molécula, ela é um solvente poderoso, sem o qual as reações indispensáveis à vida como a conhecemos seriam impossíveis.

Fora isso, sabe-se que ela tem muitas outras características peculiares, e agora um novo trabalho feito por pesquisadores no Brasil e na Suíça adiciona mais um comportamento anômalo a essa lista: ela é capaz de produzir pares de fótons correlacionados quanticamente em condições ambiente. 

Leia mais...

Abaixo-assinado contra cortes em CT&I passa de 15 mil adesões

Acontece na SBF, semana de 12 de janeiro de 2017

O abaixo-assinado iniciado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência para restituir a dotação orçamentária do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação já passou de 15 mil adesões.

Ele foi criado em resposta à operação feita pelo Congresso Nacional na Lei Orçamentária Anual -- LOA 2017 -- que retirou verbas asseguradas das áreas de Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação, reatribuindo-as à chamada Fonte 900 (Recursos Condicionados), e deverá ser encaminhado para o Presidente da República, numa tentativa de reverter a decisão.

A Sociedade Brasileira de Física declara seu apoio à iniciativa e solicita a todos que concordem que assinem o documento e ajudem a divulgá-lo entre seus contatos. Para aderir ao abaixo-assinado, clique aqui.

Abaixo-assinado tenta reverter cortes para Educação e CT&I

Em resposta à operação feita pelo Congresso Nacional na Lei Orçamentária Anual -- LOA 2017 -- que retirou verbas asseguradas das áreas de Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação, reatribuindo-as à chamada Fonte 900 (Recursos Condicionados), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência lançou um abaixo-assinado online, a ser encaminhado para o Presidente da República, para reversão da decisão.

A Sociedade Brasileira de Física declara seu apoio à iniciativa e solicita a todos que concordem que assinem o documento e ajudem a divulgá-lo entre seus contatos. Para aderir ao abaixo-assinado, clique aqui.

Grupo cria 'demônio de Maxwell' para sistema quântico

Destaque em Física, semana de 05 de janeiro de 2017

destaque 05012017

No século 19, James Clerk Maxwell imaginou um "demônio" que fosse capaz de separar partículas num gás de acordo com sua energia térmica – e assim contrabalançar a segunda lei da termodinâmica, que indica que o grau de entropia de um sistema sempre cresce.

Durante muito tempo, um mecanismo como esse foi tido como paradoxal, mas isso não impediu os cientistas de tentarem. Eventualmente, eles conseguiram criar versões do demônio de Maxwell tanto para experimentos clássicos quanto quânticos, que fossem capazes de preservar o estado entrópico de um sistema e impedir seu crescimento.

Leia mais...

Quantos Online

Temos 39 visitantes online


Edifício Sede

Caixa Postal  7545 
São Paulo - SP - Brasil
CEP 06298-970

Tel: 55-11-3034.0429
Fax: 55-11-3814.6293

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física