O efeito de impurezas em supercondutores

Imprimir

Destaque em Física, semana de 29 de janeiro de 2015

destaque-29012015A tecnologia dos supercondutores vem impactando cada vez mais o dia-a-dia da sociedade. Eles já são usados em situações diversas como trens de alta velocidade, aceleradores de partículas e em dispositivos (chamados SQUIDS) para detecção de campos magnéticos.infinitesimais, como os produzidos pelo cérebro.

Os supercondutores são, em essência, materiais em que a corrente elétrica flui sem resistência. Descoberto em 1911, aspectos do estado supercondutor de certos materiais ainda não são bem compreendidos.

Leia mais...

O ANO INTERNACIONAL DA LUZ: SBF ATIVA E PARTICIPANTE

Imprimir

acontece-29012015-1Acontece na SBF, semana de 29 de janeiro de 2015

Decretado pela UNESCO, o ano de 2015 marcará a comemoração mundial do Ano Internacional da Luz e suas Aplicações . A Luz é tão importante para a Humanidade que seu entendimento precisa ser constantemente revisto e relembrado. Historicamente, o ano de 2015 coincide com aniversários de diversos feitos importantes. Começando com os 1000 anos da produção dos primeiros compêndios sobre luz por Al Haytham, fato que o torna o verdadeiro pai da óptica e do entendimento da luz. Também comemoramos os 150 anos da teoria eletromagnética por J. Clark Maxwell, com a qual a luz adquiriu uma consistencia cientifica que nos permitiu entender, de forma inédita, como que a luz interage com a matéria e a que se devem diversas de suas propriedades.

Leia mais...

Professores defendem iniciativas de aprendizagem ativa

Imprimir

Destaque em Física, semana de 15 de janeiro de 2015

destaque-22012015Numa era em que as tecnologias de informação já revolucionaram o acesso ao conhecimento, as técnicas de ensino podem e devem ser revistas no sentido de acompanhar essa evolução.

Essa é a tônica do editorial convidado publicado na edição de dezembro da "Revista Brasileira de Ensino de Física", publicação da Sociedade Brasileira de Física.

Leia mais...

Nota de falecimento - Prof. Darcy Dillenburg

Imprimir

Nosso eterno orientador, Darcy Dillenburg, faleceu no dia 15 de Janeiro, poucos dias antes de completar 85 anos de idade.

Não apenas orientador, mas mentor e amigo, Darcy soube unir sua simpatia, sua visão da Física e seu dom ímpar para a administração científica, e com isto ser fundamental para as tarefas de criar e guiar um Instituto do porte do nosso Instituto de Física da UFRGS. É quase impossível imaginar que o IF-UFRGS poderia chegar ao patamar atual sem a estrutura e os mecanismos de funcionamento idealizados por Darcy. Com sua incrível disposição viajou, negociou e congregou, com isto nos colocando na melhor trajetória para que hoje e amanhã continuemos trabalhando da forma mais eficiente possível. Ocupado com centenas de afazeres relativos ao Instituto e à Universidade, sempre nos atendeu para falar de Física, para nos orientar, e para falar das coisas do mundo em geral. Os que tiveram contato direto com o Darcy tiveram o prazer de conhecer uma pessoa de comportamento exemplar em todas as situações. E os que não o conheceram, mas interagem com o IF-UFRGS e seus integrantes, certamente com o tempo terão muitas oportunidades de ainda ficar a par das histórias relativas à trajetória de Darcy Dillenburg e a seu enorme significado para o IF-UFRGS.

Por: Felipe Barbedo Rizzato e Luiz Fernando Ziebell

Pressão torna transparente material à base de ferro

Imprimir

Destaque em Física, semana de 15 de janeiro de 2015

destaque-15012015

As propriedades físicas de cristais dependem não só da sua composição química mas também da simetria de como os elementos se organizam, Um exemplo típico é o caso do diamante e do grafite, ambos constituidos de átomos de carbono apenas. A diferença notável entre eles é devida apenas às posções destes átomos, em uma estrutura de simetria cúbica no diamante e hexagonal no grafite. A forma estável nas condições ambientes é o grafite sendo o diamante metaestável.

Um grupo internacional de pesquisadores, com participação brasileira, mostrou que é possível tornar um composto de ferro transparente. A transição é produzida quando ele é submetido a altas pressões.

Leia mais...

Light 2015

BlockLogo

Quantos Online

Temos 14 visitantes online


Edifício Sede

Rua do Matão,
travessa R, 187

Cidade Universitária,
CEP 05508-090
São Paulo, SP

Tel: 55-11-3034.0429
Fax: 55-11-3814.6293

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física