Movimento coletivo de partículas auto-propelidas

destaquemesmo-14052015Destaque em Física, semana de 14 de maio de 2015

Um dos maiores desafios da física é explicar a complexidade dos fenômenos naturais a partir de regras relativamente simples. E uma das áreas em que isso fica mais claro é nos estudos de movimento de partículas com capacidade de propulsão própria. São modelos que podem representar diversos fenômenos observados na natureza, desde clonias de bactérias até revoadas de pássaros.

Até aqui, os modelos propostos assumem que as partículas descrevem movimento aleatório com uma componente estocástica em um regime de super-amortecimento – que inibe componentes oscilatórias.

Um novo trabalho realizado por um grupo internacional de pesquisadores com participação de um brasileiro, mostra a importância da "memória", ou, no caso em questão, da dinâmica angular sub-amortecida, para explicar as propriedades de movimento coletivo das partículas auto-propelidas.

Leia mais...

Maior evento de física no Brasil terá quatro nobelistas

Acontece na SBF, semana de 14 de maio de 2015

destaque-14052015A 38a edição do Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada (ENFMC), que vai dos dias 24 a 28 de maio, em Foz do Iguaçu (PR), promete ser especial. Quatro ganhadores do Prêmio Nobel estão entre os participantes.

Tradicionalmente, o evento promovido e organizado pela Sociedade Brasileira de Física já é o maior encontro de físicos realizado no Brasil. Edições têm sido realizadas anualmente de forma ininterrupta desde 1978.

Leia mais...

XXXVI Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos

14 a 18 de setembro de 2015 - Caxambu, MG
Saiba mais

Uma rota para chips quânticos de alta densidade

Destaque em Física, semana de 07 de maio de 2015

destaque-07052015Um estudo internacional com participação de brasileiros conseguiu observar diretamente o núcleo de um vórtice de Josephson.

O efeito Josephson envolve a passagem de corrente elétrica entre dois supercondutores que não estão em contato entre si, ou seja, que estão separados por uma fina camada de vácuo, por exemplo. Assim esta supercorrente persiste sem qualquer voltagem aplicada. Ocorre, no chamado vórtice de Josephson, que a corrente circula nos dois sentidos entre os dois supercondutores, formando um circuito fechado. Existe um valor máximo da supercorrente acima do qual o estado supercondutor é destruído. Na presença de um campo magnético, a supercorrente máxima oscila, e cada oscilação corresponde à entrada de um vórtice de Josephson na barreira entre os dois supercondutores.

Leia mais...

Morre autora do primeiro artigo de pesquisa do CBPF

NOTA DE FALECIMENTO

Neste final de semana faleceu Neusa Amato, pesquisadora aposentada do CBPF, e uma das pioneiras da física brasileira. Neusa nasceu em Campos/RJ, em 29/08/1926, mas viveu desde um mês de idade no Rio de Janeiro. No ensino médio foi aluna brilhante do famoso professor Plínio Süssekind da Rocha. De família tradicional, que, de acordo com o pensamento dominante na época, considerava que a atividade científica não era para mulheres, Neusa teve que se opor à família, contando com o apoio de Plínio, para fazer vestibular para o curso de Física na Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) da Universidade do Brasil. Ela foi a quarta mulher brasileira a bacharelar-se em  Física (1945); foi precedida somente por Yolanda Monteux (USP, 1938), Elisa Frota-Pessoa (Universidade do Brasil, 1938) e Sonia Ashauer (USP, 1942).

Leia mais...

Light 2015

BlockLogo

Quantos Online

Temos 86 visitantes online


Edifício Sede

Rua do Matão,
travessa R, 187

Cidade Universitária,
CEP 05508-090
São Paulo, SP

Tel: 55-11-3034.0429
Fax: 55-11-3814.6293

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física