Experimento revela efeitos quânticos na Termodinâmica

Imprimir

Destaque em Física, semana de 16 de outubro de 2014

destaque-16102014A termodinâmica é um dos pilares da física clássica. Contudo, investigá-la em termos quânticos, que envolve o cômputo da aleatoriedade de certas propriedades de cada partícula individual, exige experimentos que até agora se mostravam difíceis de realizar.

Um passo importante nesse sentido acaba de ser dado por um grupo de pesquisadores brasileiros, em colaboração com colegas no Reino Unido. Eles conseguiram reconstruir experimentalmente a distribuição de probabilidade de trabalho em um sistema quântico fechado fora do equilíbrio.

Leia mais...

Mensagem do Coordenador do CA-FA no CNPq

Imprimir

Acontece na SBF, semana de 16 de outubro de 2014

A pedido do Professor Kepler Oliveira, Coordenador do Comite Assessor de Fisica e Astronomia no CNPq, divulgamos o seguinte informe sobre o julgamento das bolsas de produtividade que ocorrem no próximo mes:

Os Critérios de Julgamento (CA-FA), constante da página do CNPq incluem análise de citações e, portanto, é imprescindível que os pesquisadores mantenha as citações e índice H atualizados nos seus Currículum Lattes,

Leia mais...

Tecnologia que permitiu gerar luz branca por LEDs ganha o Nobel

Imprimir

Destaque em Física, semana de 09 de outubro de 2014

destaque-09102014Três cientistas japoneses, um deles radicado nos Estados Unidos, conquistaram o Prêmio Nobel em Física por uma invenção enganadoramente simples: os LEDs azuis.

Isamu Akasaki, 85, e Hiroshi Amano, 54, da Universidade de Nagoya, no Japão, e Shuji Nakamura, 60, da Universidade da Califórnia em Santa Barbara, trabalharam na invenção e receberão um terço do prêmio, estimado em cerca de R$ 2,67 milhões, cada um. Os dois primeiros desenvolveram a tecnologia em parceria em Nagoya, e o terceiro na época trabalhava para uma empresa japonesa e conduziu sua pesquisa de maneira independente. O primeiro LED azul funcional foi apresentado em 1992.

Leia mais...

Prêmio Capes

Imprimir

Opinião, 09 de outubro de 2014

Por Lúcia Helena Sasseron

A área de Pesquisa em Ensino de Física tem obtido avanços ao longo dos anos.

Muitos são os programas de pós graduação em todo o país e este número tem crescido. Em parcerias com as Faculdades de Educação, os programas de pós graduação em ensino de ciências também tem recebido colegas para orientarem e realizarem suas pesquisas com temas diretamente voltados ao ensino da Física nos diferentes níveis de ensino e para distintos públicos.

É com satisfação que parabenizamos os colegas e seus orientadores congraçados pelo prêmio Capes de Tese na área de Ensino.

Leia mais...

Espalhamento Raman em folhas de grafeno

Imprimir

Destaque em Física, semana de 02 de outubro de 2014

destaque-02102014O grafeno é um dos materiais mais promissores da física aplicada moderna. Composto por átomos de carbono dispostos numa camada com apenas um átomo de espessura, ele apresenta propriedades singulares, algumas atraentes em termos de aplicações.

Estudo teórico realizado por uma dupla da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) em parceria com pesquisadores da Suíça e dos Estados Unidos, investiga uma faceta importante do grafeno: suas propriedades diante do efeito físico conhecido como espalhamento Raman.

Leia mais...

Light 2015

BlockLogo

Quantos Online

Temos 33 visitantes online


Edifício Sede

Rua do Matão,
travessa R, 187

Cidade Universitária,
CEP 05508-090
São Paulo, SP

Tel: 55-11-3034.0429
Fax: 55-11-3814.6293

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física