Resistência elétrica e temperatura em grafeno

Imprimir

Destaque em Física, semana de 13 de novembro de 2014

destaque-13112014Um fenômeno comumente investigado em metais é o efeito Kondo. Primeiramente observado nos anos 30 e descrito teoricamente na década de 1960 por Jun Kondo, ele versa sobre o espalhamento de elétrons por impurezas magnéticas. Isso resulta em um aumento da resistência elétrica conforme a temperatura diminui, o oposto do comportamento esperado em metais. Esse efeito é dominante quando a resistividade é medida a temperaturas abaixo da “temperatura de Kondo” característica do sistema.

Sabe-se que no grafeno – material bidimensional construído por uma folha de átomos de carbono dispostos num padrão hexagonal – os portadores de carga se propagam como férmions relativísticos sem massa, o que confere a este material propriedades eletrônicas muito peculiares, bem como para a física do efeito Kondo. Medidas recentes de resistividade em grafeno com vacâncias no regime Kondo tem suscitado grande controvérsia por apresentarem resultados surpreendentes e muito difíceis de conciliar com as previsões teóricas.

Leia mais...

Contratação de Docentes via Organização Social

Imprimir

Opinião, 13 de novembro de 2014

Por Nathan Berkovits

Primeiramente, gostaria de agradecer a SBF e a carta Opinião de 6 de novembro por levantar o assunto importantíssimo da proposta recente de criar um mecanismo alternativo para contratar docentes nas universidades federais no Brasil via uma Organização Social. A proposta foi apresentada num simpósio no dia 22/9 pelo presidente da CAPES, Jorge Guimarães, e foi criticada logo depois como “desnecessária” pelo presidente do sindicato nacional de docentes (ANDES), Paulo Rizzo. Na carta Opinião de 6 de novembro escrita pela Profa. Barbosa no nome do conselho do IF-UFRGS, alguns problemas com o mecanismo atual para contratar docentes estrangeiros foram mencionados, como a exigência da língua portuguesa. Mas na minha opinião, a carta falhou em não mencionar o problema mais grave que levou o presidente da CAPES a declarar, “Tem muito corporativismo, muita carta marcada nas universidades públicas. Se concurso resolvesse, a universidade brasileira era a melhor do mundo. É democrático, mas erra-se muito.”

Leia mais...

Premiados 2013

Imprimir

PRÊMIO JOSÉ LEITE LOPES DE MELHOR TESE DE DOUTORAMENTO 2013

Concorreram ao prêmio dezenove (19) trabalhos das áreas de Física Teórica e Experimental cujas teses foram defendidas no período de 2012-2013.

Indicações:
A Comissão julgadora outorgou o Prêmio de 2013 ao Dr. Farinaldo da Silva Queiroz com a tese intitulada “Detecção Direta e Indireta de Matéria Escura em Teorias de Gauge”, orientada pelo Prof. Paulo Sérgio Rodrigues da Silva (UFPB)

Receberam menções honoríficas:
Dr. Pedro Accioly Nogueira Machado com a tese “Tópicos em Física de Neutrinos” orientada pela Profa. Renata Zukanovich Funchal (IFUSP).
Dr. Carlos Alberto Batista da Silva Filho com a tese “Em busca de generalizações para classificação de Petrov e o Teorema de Goldberg Sachs” orientada pelo Prof. Bruno Geraldo Carneiro da Cunha (UFPE).

Leia mais...

Coerência espacial em espalhamento Raman

Imprimir

Destaque em Física, semana de 06 de novembro de 2014

destaque-06112014Determinar como a luz se espalha ao interagir com novos materiais pode ser importante não só para compreender o comportamento físico do sistema, mas também para determinar suas possíveis aplicações práticas.

Um avanço significativo nesse setor foi obtido por um grupo internacional de cinco físicos espalhados por Estados Unidos, Suíça e Brasil. O material estudado foi o grafeno, uma folha unidimensional feita de átomos de carbono distribuídos em arranjo hexagonal. E o fenômeno observado foi a coerência espacial no espalhamento Raman.

Leia mais...

Organizações Sociais motivam carta do IF-UFRGS ao Ministro da Educação

Opinião, 06 de novembro de 2014

Por Marcia Barbosa

Ao Excelentíssimo Sr. Ministro da Educação
Henrique Paim
Esplanada dos Ministérios, Bl. L 8o Andar
Brasília - DF

Senhor Ministro:

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Prof. Jorge Almeida Guimarães, durante simpósio internacional sobre Excelência no Ensino Superior afirmou que os concursos, em seus moldes atuais, seriam “um jogo de cartas marcadas”. Gostaríamos de enfatizar que esta declaração, utilizada para defender o uso de Organizações Sociais (OS) como uma alternativa para contratar docentes estrangeiros, não se aplica a Instituições como o Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IF-UFRGS). Temos mais de cinquenta anos de história com contratações balizadas na excelência em ensino, pesquisa e extensão, o que levou o IF-UFRGS a ter nota máxima em todas as avaliações da pós-graduação.

Leia mais...

Light 2015

BlockLogo

Quantos Online

Temos 37 visitantes online


Edifício Sede

Rua do Matão,
travessa R, 187

Cidade Universitária,
CEP 05508-090
São Paulo, SP

Tel: 55-11-3034.0429
Fax: 55-11-3814.6293

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física