XIX EVJASFNE

XIX Escola de Verão Jorge André Swieca de Física Nuclear Experimental

A Escola de Verão de Física Nuclear Experimental é um evento patrocinado pela SBF (Sociedade Brasileira de Física) que ocorre a cada dois anos desde 1986. Desta vez, a Escola tratará da interação de elétrons com a matéria e usando do acelerador Microtron do Instituto de Física, no campus Butantã da Universidade de São Paulo, em São Paulo. Os participantes terão oportunidade de determinar experimentalmente o espectro de energia e fluxo de elétrons espalhados em diferentes ângulos por alvos finos, bem como as seções de choque de bremsstrahlung e de ionização de camadas internas de átomos por impacto de elétrons, grandezas consideradas fundamentais para o entendimento da interação de partículas, carregadas ou não, com a matéria.

Saiba mais

Comportamento inesperado em quasicristais metálicos

Destaque em Física, semana de 23 de julho de 2015

destaque-23072015Prótons e nêutrons, partículas familiares, são constituidos por trios de partículas ainda menores, os quarks. Os elétrons, por sua vez, fazem parte de uma família maior, os léptons. Chama-SE genericamente o conjunto que inclui quarks, léptons e todas as partículas feitas de números ímpares de quarks, prótons ou nêutrons de férmions – uma homenagem ao físico Enrico Fermi.

Em geral, arranjos de férmions compondo sólidos cristalinos em baixas temperaturas se comportam como os chamados líquidos de Fermi. Mas um material em particular parecia fugir a essa regra, e agora um grupo internacional de pesquisadores com participação brasileiro investigou o fenômeno.

Leia mais...

SBPC envia carta à presidente Dilma contra cortes em educação e ciência

Acontece na SBF, semana de 23 de julho de 2015

Em carta enviada à presidente Dilma Rousseff, a SBPC apresenta pleito de continuidade do financiamento para ciência apesar dos cortes orçamentários devidos ao ajuste fiscal proposto pelo governo federal. O documento é amplo e representativo das sociedades científicas nacionais. O Conselho da SBF, reunido hoje (23/07/2015), manifestou sua preocupação com os referidos cortes e enviará oportunamente às autoridades constituídas um documento específico sobre os impactos no ensino e pesquisa em Física caso os cortes sejam mantidos.

"A SBPC reconhece a necessidade do ajuste fiscal para buscar o equilíbrio nas contas públicas. No entanto, não podemos aceitar cortes no orçamento da educação e da ciência, áreas estratégicas para o desenvolvimento de qualquer nação, em especial o Brasil, que apresenta graves deficiências na educação em todos os níveis, e uma ciência ainda em construção", diz na carta Helena Nader, presidente da SBPC. O documento foi aprovado pela assembleia geral da SBPC, realizada em São Carlos (SP), no dia 16 de julho.

Leia mais...

Assembleia Geral Ordinária - Convocação

23 de junho de 2015

De acordo com o estatuto da Sociedade Brasileira de Física (SBF) convocamos os (as) sócios (as) para a Assembleia Geral Ordinária que ocorrerá no dia 23 de julho de 2015, das 14h30 às 16h30, no Auditório Adma Jafet à Rua do Matão, Travessa R, 187, Instituto de Física, campus da USP, São Paulo, SP, para deliberar sobre a seguinte pauta:

1) Comunicados do Presidente;
2) Relatório das ações da Diretoria;
3) Relatório financeiro;
4) Relatório da Comissão Fiscal;
5) Relatório sobre o Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física - MNPEF;
6) Assuntos gerais;
7) Posse da nova Diretoria e Conselho.

Ricardo Magnus Osório Galvão
Presidente
Sociedade Brasileira de Física

ATA DE APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES PARA DIRETORIA E CONSELHO

SOCIEDADE BRASILEIRA DE FISICA

SECRETARIA GERAL 

 ATA DE APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES PARA DIRETORIA E CONSELHO DA
SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA – SBF -2015

Às 14h00 do dia 20 de julho de 2015, na sala de reuniões do Edifício Sede da Sociedade Brasileira de Física, no Instituto de Física da USP, teve início a apuração dos votos válidos de sócios efetivos, quites até 2014, para a eleição da Diretoria da Sociedade Brasileira de Física, no período de julho de 2015 até julho de 2017, de seis (06) membros titulares para o Conselho da Sociedade, no período de julho de 2015 a julho de 2019, e de seis (06) membros suplentes do Conselho para o período de julho de 2015 a julho de 2017. Primeiramente foram apurados os votos para a Diretoria e em seguida foi feita a apuração dos votos para os membros do Conselho, finalizando-se o processo às 14h30 do mesmo dia. O resultado foi divulgado eletronicamente, no dia 21 de julho de 2015.

Leia mais...

Quantos Online

Temos 25 visitantes online


Edifício Sede

Rua do Matão,
travessa R, 187

Cidade Universitária,
CEP 05508-090
São Paulo, SP

Tel: 55-11-3034.0429
Fax: 55-11-3814.6293

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física