Vibrações nas bordas do fósforo bidimensional

Destaque em Física, semana de 21 de Julho de 2016

destaque 21072016Assim como carbono apresenta formas estáveis em várias dimensões (diamante, grafeno, nanotubos), o fósforo também forma um cristal constituído por camadas bidimensionais superpostas. Esta forma é conhecida como fósforo negro ("black phosphorous" ou BP) e, como o grafite, pode ser mecanicamente esfoliada. A camada monoatômica resultante é conhecida como fosforeno.

O fosforeno é um material bidimensional com um enorme potencial para aplicações em microeletrônica, pois, ao contrário do grafeno, é um semicondutor. Porém, como qualquer material real, não é infinito, ou seja, apresenta bordas. Além disso, espera-se que os efeitos das bordas possam afetar suas propriedades mecânicas e eletrônicas, como já determinado em estudos de grafeno.

Leia mais...

SBF solicita esclarecimentos sobre a deportação do Físico Adlène Hicheur

Acontece na SBF, semana de 21 de Julho de 2016

Em ofício enviado ao Ministro da Justiça em 19/07/2016, o presidente da SBF manifestou preocupação da Diretoria e Conselho com o episódio de deportação do Professor de Física Adlène Hicheur. Segundo o documento enviado, 

“A SBF não tem como avaliar, por absoluta falta de informação, a eventual adequação dessa medida; nem lhe cabe questionar ações relativas à segurança interna do país, cuja condução está legitimamente a cargo das autoridades legalmente constituídas. No entanto, sendo o Professor Hicheur seu associado, e obedecendo ao que prescreve o Artigo 2 de seu Estatuto, “zelar pela liberdade de ensino, de pesquisa e pelos interesses e direitos dos físicos e professores de física”, a SBF tem o dever de solicitar que as razões para a deportação sejam devidamente esclarecidas. Físicos brasileiros, alguns dos quais trabalharam diretamente com o professor deportado, pedem e merecem receber esclarecimentos razoáveis e compatíveis com a tradição legalista e democrática da diplomacia brasileira”.

Para ler o texto completo clique aqui

Olimpíada Internacional de Física

Acontece na SBF, semana de 21 de Julho de 2016

Notável Resultado Alcançado por Alunos Brasileiros na International Physics Olympiad

acontece 21072016A Sociedade Brasileira de Física realiza a Olimpíada Brasileira de Física, OBF, e a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas, OBFEP, em todo o território nacional. Entre os mais de 250.000 alunos que se inscrevem nestas olimpíadas, a SBF organiza um treinamento especial para os cerca de 80 alunos melhores colocados, enviando cinco para a Olimpíada Internacional de Física e quatro para a Olimpíada Ibero-Americana de Física, patrocinando suas participações.

Temos a grande satisfação de comunicar que na International Physics Olympiad, IPhO, de ensino médio, realizada entre os dias 10 a 17 de julho  em Zurich, Suiça, com a participação de 87 países, a equipe brasileira, composta pelos estudantes Thiago Ross White Bergamaschi(SP), Henrique Corato Zanarella (SP),Italo Rennan Lima Silva(CE),Leonardo Almeida Lessa(DF) e Diogo Correia Neto(SP) conquistou uma medalha de Ouro, uma medalha de Prata , e três de Bronze. A última vez que havíamos conquistado uma medalha de Ouro foi em 2012, com uma de Ouro e quatro de Bronze. A conquista deste ano foi a melhor participação histórica do Brasil na IPhO.

Parabenizamos os professores que, com grande dedicação, organizam as provas e participam do treinamento dos alunos, em especial os coordenadores Jose David M Viana e Munemasa Machida.

A Diretoria

 

Fantasmas na Mecânica Quântica, LEDs coloridos, memória de Swieca e mais

Destaque em Física, semana de 14 de Julho de 2016

sbf destaque fantasmasUm novo número da Revista Brasileira de Ensino de Física já está inteiramente disponível no site da publicação no Scielo, com mais de 20 artigos em temas de amplo interesse. Um deles derruba um mito tradicional no ensino: o de que é impossível abordar temas complexos de física quântica com pessoas que têm apenas um nível básico de matemática.

Em trabalho coordenado por Marco Aurélio Pinheiro Lima, do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), alunos de pós-graduação da disciplina de Mecânica Quântica foram instados a criar abordagens que permitissem trazer temas das aulas para um patamar mais acessível a não-físicos, ainda que exigisse algum conhecimento de matemática.

Leia mais...

SBF comemora 50 anos com lançamento de livro

sbf 50

Acontece na SBF, semana de 14 de Julho de 2016

Também era uma quinta-feira, 14 de julho de 1966. Exatos 50 anos atrás, nascia a Sociedade Brasileira de Física.

Gestada pela comunidade de físicos ligada à SBPC, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a SBF trazia em seu bojo o sonho de ampliar a representatividade acadêmica brasileira. A assembleia inaugural, onde foi lido e aprovado o anteprojeto do estatuto da sociedade, foi realizada no salão da Biblioteca Municipal Fritz Muller, em Blumenau, Santa Catarina.

Leia mais...

Quantos Online

Temos 957 visitantes online


Edifício Sede

Caixa Postal  7545 
São Paulo - SP - Brasil
CEP 06298-970

Tel: 55-11-3034.0429
Fax: 55-11-3814.6293

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física