Nota de falecimento - Prof. Kalil Skeff Neto

Imprimir

Com muito pesar o Instituto de Física da UNB comunica o falecimento do professor aposentado Kalil Skeff Neto, que vivenciou permanentemente o ambiente da UnB desde 1969, quando ingressou como aluno de graduação. O professor Kalil prestou relevantes serviços ao desenvolvimento da área experimental no Instituto de Física, participou da direção do CDT e continuava atuando como pesquisador. O professor Kalil deixa uma lacuna importante no Instituto e na Universidade.

Mais informacões sobre o Prof. Kalil:
http://www.unb.br/noticias/unbagencia/artigo.php?id=752
http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=8803

J. Felippe Beaklini Diretor do Instituto de Física Universidade de Brasília

Evolução em espuma nanoestruturada de grafeno

Imprimir

Destaque em Física, semana de 14 de agosto de 2014

destaque-14082014Um grupo internacional de pesquisadores, incluindo brasileiros, desenvolveu uma espuma nanoestruturada baseada em grafeno que se revelou robusta em termos térmicos e mecânicos.

Trata-se de avanço considerável no desenvolvimento de espumas projetadas em escala nanoscópica (milionésimo de milímetro) visto que estruturas de baixa densidade obtidas anteriormente, com características geométricas semelhantes, revelaram instabilidades.

Leia mais...

Campo magnético pode afetar partículas de luz

Imprimir

Destaque em Física, semana de 07 de agosto de 2014

Sabe-se que campos magnéticos  exercem forças sobre partículas carregadas em movimento. É possível usar o magnetismo para curvar o percurso de um próton, que tem carga positiva. Isso é feito por exemplo em aceleradores - no LHC (Large Hadron Collider) usa-se magnetos supercondutores para controlar a trajetória dos feixes de prótons que colidem. Contudo, quando as partículas em questão não têm carga, como é o caso dos fótons, os componentes básicos da luz, não se espera que campos magnéticos produzam qualquer efeito.

Agora, um novo experimento realizado na Universidade Cornell, nos Estados Unidos, com participação brasileira, mostrou que nem sempre é assim que os fótons se comportam. Em trabalho publicado na "Nature Photonics" em 3 de agosto, são verificados efeitos produzidos por campos magnéticos em fótons.

Leia mais...

SBF apresenta propostas a candidatos à Presidência

Imprimir

Acontece na SBF, semana de 07 de agosto de 2014

Em carta datada de 5 de agosto e enviada aos comitês de campanha dos candidatos à Presidência da República na Eleição de outubro próximo, o Conselho da SBF pede compromissos do futuro presidente com o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia nacionais.

Entre as propostas apresentadas estão a amplicação de recursos federais para C,T&I e o fim do contingenciamento orçamentário que ocorre com frequência na área, a manutenção do acesso a periódicos internacionais pelo portal da Capes e o financiamento às grandes instalações de pesquisa multiusuárias nacionais, como o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas, além de apoio à entrada do Brasil em consórcios internacionais, como o CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares).

A carta também alerta para a necessidade de ajustes na área da educação. No ensino médio, propostas como unificar o ensino de física, química e biologia ou utilizar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como substituto do vestibular são citadas como exemplos de soluções inadequadas. No segmento universitário, o documento aponta equivocos nos recentes planos de carreira para docentes de universidades federais.

Para ler a íntegra da carta, clique aqui.

Novo mapeamento da matéria escura

Imprimir

Destaque em Física, semana de 31 de julho de 2014

destaque-31072014A matéria escura é um dos grandes mistérios da física moderna. Existem diversos modelos para explicar sua existência, mas o fato de que sua única manifestação detectável até agora é a força gravitacional que ela exerce sobre grandes objetos, como galáxias, dificulta o esclarecimento. E o que é mais chocante: ela responde por cerca de 80% do inventário total de matéria existente no Universo.

Agora, um grupo internacional de pesquisadores com importante participação brasileira realizou um mapeamento detalhado da presença de matéria escura numa faixa do céu com 124 graus quadrados de área. Para tanto, a equipe usou dados colhidos com o Telescópio Canadá-França-Havaí e extrapolou a presença de matéria escura a partir da observação de lentes gravitacionais – efeito previsto pela teoria da relatividade geral de Albert Einstein em que raios de luz são curvados ao passar por objetos massivos, sejam eles de matéria convencional ou escura.

Leia mais...

Quantos Online

Temos 20 visitantes online


Edifício Sede

Rua do Matão,
travessa R, 187

Cidade Universitária,
CEP 05508-090
São Paulo, SP

Tel: 55-11-3034.0429
Fax: 55-11-3814.6293

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física