Professores defendem iniciativas de aprendizagem ativa

Imprimir

Destaque em Física, semana de 15 de janeiro de 2015

destaque-22012015Numa era em que as tecnologias de informação já revolucionaram o acesso ao conhecimento, as técnicas de ensino podem e devem ser revistas no sentido de acompanhar essa evolução.

Essa é a tônica do editorial convidado publicado na edição de dezembro da "Revista Brasileira de Ensino de Física", publicação da Sociedade Brasileira de Física.

Leia mais...

Nota de falecimento - Prof. Darcy Dillenburg

Imprimir

Nosso eterno orientador, Darcy Dillenburg, faleceu no dia 15 de Janeiro, poucos dias antes de completar 85 anos de idade.

Não apenas orientador, mas mentor e amigo, Darcy soube unir sua simpatia, sua visão da Física e seu dom ímpar para a administração científica, e com isto ser fundamental para as tarefas de criar e guiar um Instituto do porte do nosso Instituto de Física da UFRGS. É quase impossível imaginar que o IF-UFRGS poderia chegar ao patamar atual sem a estrutura e os mecanismos de funcionamento idealizados por Darcy. Com sua incrível disposição viajou, negociou e congregou, com isto nos colocando na melhor trajetória para que hoje e amanhã continuemos trabalhando da forma mais eficiente possível. Ocupado com centenas de afazeres relativos ao Instituto e à Universidade, sempre nos atendeu para falar de Física, para nos orientar, e para falar das coisas do mundo em geral. Os que tiveram contato direto com o Darcy tiveram o prazer de conhecer uma pessoa de comportamento exemplar em todas as situações. E os que não o conheceram, mas interagem com o IF-UFRGS e seus integrantes, certamente com o tempo terão muitas oportunidades de ainda ficar a par das histórias relativas à trajetória de Darcy Dillenburg e a seu enorme significado para o IF-UFRGS.

Por: Felipe Barbedo Rizzato e Luiz Fernando Ziebell

Pressão torna transparente material à base de ferro

Imprimir

Destaque em Física, semana de 15 de janeiro de 2015

destaque-15012015

As propriedades físicas de cristais dependem não só da sua composição química mas também da simetria de como os elementos se organizam, Um exemplo típico é o caso do diamante e do grafite, ambos constituidos de átomos de carbono apenas. A diferença notável entre eles é devida apenas às posções destes átomos, em uma estrutura de simetria cúbica no diamante e hexagonal no grafite. A forma estável nas condições ambientes é o grafite sendo o diamante metaestável.

Um grupo internacional de pesquisadores, com participação brasileira, mostrou que é possível tornar um composto de ferro transparente. A transição é produzida quando ele é submetido a altas pressões.

Leia mais...

Emaranhamento e decoerência em sistemas quânticos

Imprimir

Destaque em Física, semana de 08 de janeiro de 2015

destaque-08012015Um dos fenômenos mais intrigantes da natureza e, ao mesmo tempo, mais úteis para futuras aplicações de criptografia e computação quântica é o chamado emaranhamento.

Ele consiste basicamente no fato de que é possível atrelar o estado quântico de múltiplas partículas sem determiná-lo. Uma das consequências disso é que, as propriedades de uma partícula podem ser definidas através da medição da outra. Trata-se de um fenômeno tão estranho que um incrédulo Albert Einstein o chamou de "fantasmagórica ação à distância". Contudo, é real, e sua investigação torna mais próximos os sonhos de desenvolver dispositivos capazes de usar os estados quânticos das partículas para transmitir e processar informação.

Leia mais...

Transporte e processamento de dados com luz

Imprimir

Destaque em Física, semana de 18 de dezembro de 2014

destaque-18122014Os físicos buscam continuamente opções de sistemas ópticos para tornar a transmissão de dados cada vez mais rápida. As fibras ópticas são um bom exemplo disso.

Acompanhando a redução do tamanho dos dispositivos de transmissão e processamento de dados, a optotrônica também procura obter sistemas miniaturizados capazes de processar e transmitir informações com eficiência.

Sistemas em que emissores individuais são acoplados a modos de radiação unidimensionais podem tornar o transporte de luz mais eficiente nos dois aspectos: tanto aumentando a velocidade de transmissão como agilizando o processamento.

Leia mais...

Light 2015

BlockLogo

Quantos Online

Temos 19 visitantes online


Edifício Sede

Rua do Matão,
travessa R, 187

Cidade Universitária,
CEP 05508-090
São Paulo, SP

Tel: 55-11-3034.0429
Fax: 55-11-3814.6293

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física