Átomos frios guiam estudo em sistemas fora do equilibrio

Imprimir

Destaque em Física, semana de 10 de abril de 2014

destaque-de-fisica-10042014A compreensão de transição de fases em sistemas fora de equilíbrio tem um interesse vasto. Ela serviria para descrever e prever a evolução de processos que vão desde a propagação de uma epidemia até os congestionamentos de trânsito, passando pelo estudo de plasmas complexos, crescimento de nanofios e fluxos geofísicos.

Apesar de todo esse apelo, ainda não existe um arcabouço geral que permita estudar essas transições de fase fora de equilíbrio. Para transições no equilíbrio, onde vale a estatística de Boltzmann,  ferramentas poderosas, como o grupo de renormalização, foram desenvolvidas. Agora, um trabalho conduzido por três pesquisadores da França e do Brasil sugere um possível caminho para atingir uma compreensão mais refinada de processos fora do equilíbrio.

Leia mais...

SBF reprova proposta de unificar disciplinas de ciência no Ensino Médio

Imprimir

Encontra-se em discussão nas esferas decisórias da câmara e do senado nacional o projeto de lei número 6.840/2013 o qual “Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para instituir a jornada em tempo integral no ensino médio, dispor sobre a organização dos currículos do ensino médio em áreas de conhecimento e dá outras providências.”

A SBF avalia que o PL6840/2013 representa um retrocesso na formação básica dos estudantes do ensino médio.

Leia o documento completo aqui

OLIMPÍADA

Imprimir

"Saímos de coadjuvantes para players", diz coordenador

O Brasil deixou de ser mero participante para ser um dos mais destacados vencedores das olimpíadas internacionais de física. É o que afirma Euclydes Marega Júnior, professor do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Física.

Suas declarações foram publicadas em entrevista feita pelo Jornal do Professor, publicação do MEC (Ministério da Educação).

Clique aqui para ler a entrevista na íntegra

Brasileiros descobrem anéis em asteroide

Imprimir

Destaque em Física, semana de 03 de abril de 2014

destaque-de-fisica-03042014Um grupo internacional liderado por pesquisadores brasileiros usou um fenômeno físico simples para descobrir o primeiro asteroide que possui um sistema de anéis.

Até então, essas estruturas de anéis só haviam sido observadas nos planetas gigantes de nosso Sistema Solar, como Saturno. Para detectá-las no asteroide Cariclo, que já era conhecido, os pesquisadores observaram e analisaram cuidadosamente a ocultação de uma estrela pelo objeto quando ele se deslocava.

Leia mais...

Quantos Online

Temos 34 visitantes online


Edifício Sede

Rua do Matão,
travessa R, 187

Cidade Universitária,
CEP 05508-090
São Paulo, SP

Tel: 55-11-3034.0429
Fax: 55-11-3814.6293

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física