Vol. 29 nr. 3 Setembro 2007

Cartas ao Editor

Esta esquecida força eletromotriz de movimento
Paulo Henrique Dionisio, p.309

Artigos Gerais

Comentários sobre integrais impróprias que representam grandezas físicas
Roberto Toscano Couto, p.313
Por que a variação da distância Terra-Sol não explica as estações do ano?
Wilton S. Dias e Luis Paulo Piassi, p.325
General recursive solution for one-dimensional quantum potentials: a simple tool for applied physics
Sérgio L. Morelhão and André V. Perrotta, p.331
Porque as bolsas de valores quebram: a origem das caudas grossas nas distribuições de retornos
H.B. do Nascimento Jr., U.L. Fulco, M.L. Lyra, M. Serva e G.M. Viswanathan, p.341
Propriedades magnéticas de organismos magnetotácticos: um trabalho multidisciplinar
Bianca Margato, Maylla dos Santos e Henrique Lins de Barros, p.347
Deformações geométricas e velocidade superluminal aparentes em objetos em movimento relativístico
Cláudio José de Holanda Cavalcanti e Fernanda Ostermann, p.355
A very simple way to measure coaxial cable impedance
P. Fonseca, A.C.F. Santos and E.C. Montenegro, p.373
O papel das flutuações na biologia
Paulo Murilo Castro de Oliveira, p.377
Configurações centrais planares encaixantes
Luis Fernando Mello e Antonio Carlos Fernandes, p.385
O isocronismo dos triângulos retângulos
Álvaro de Almeida Caparica, p.389
Formalismo de Hamilton-Jacobi à la Carathéodory
M.C. Bertin, B.M. Pimentel e P.J. Pompeia, p.393
Quantum statistics: the indistinguishability principle and the permutation group theory
M. Cattani, p.405
A descoberta das correntes neutras das interações fracas
E.C.F.S. Fortes, M.C. Tijero e V. Pleitez, p.415

Pesquisa em Ensino de Física

Produção de sentidos e possibilidades de mediação na física do ensino médio: leitura de um livro sobre Isaac Newton
Marcelo Zanotello e Maria José Pereira Monteiro de Almeida, p.437
Física moderna no ensino médio: o que dizem os professores
Fabio Ferreira de Oliveira, Deise Miranda Vianna e Reuber Scofano Gerbassi, p.447

Historia da Física e Ciências Afins

Maupertuis, d’Arcy, d’Alembert e o princípio de ação mínima na óptica: uma análise crítica
Roberto de Andrade Martins e Ana Paula Bispo da Silva, p.455
Revolucionário e ainda assim desconhecido!
Peter M. Schuster , p.465

Produtos e Materiais Didáticos

Controvérsia ação a distância/ação mediada: abordagens didáticas para o ensino das interações físicas
Marcos Correa da Silva e Sonia Krapas, p.471

Notas e Discussões

Uma generalização do polinômio dos quadrados mínimos condicionado
Oclide J. Dotto e Adalberto A. Dornelles Filho, p.481