Vol. 29 nr. 1 Março 2007

Cartas ao Editor

A equação de transporte de Boltzmann e sua importância para a física dos reatores nucleares
José Rubens Maiorino, p.1
Sobre os potenciais de condutores em movimento
G.F. Leal Ferreira, p.2

Artigos Gerais

Excitação dos modos normais de um sistema usando um motor desbalanceado
Marcelo Gustavo de Souza, Thiago Rodrigo Cicogna e Adenilson José Chiquito, p.5
Extensões autoadjuntas de operadores em mecânica quântica
C. Filgueiras e Fernando Moraes, p.11
Teorema de van der Pauw
Renê Robert e Sergio M. Berleze, p.15
Cinemática relativística: paradoxo dos gêmeos
F.T. Falciano, p.19
Quatro abordagens para o movimento browniano
J.M. Silva e J.A.S. Lima,, p.25
Uma definição natural de energia cinética e potencial em termodinâmica
G.F. Leal Ferreira, p.37
Experiência de Oersted em sala de aula
J.P.M.C. Chaib e A.K.T. Assis, p.41
Determinação de curvas de histerese
Vanessa Souza Leite e Wagner Figueiredo, p.53
Violação da simetria de Lorentz
H. Belich, T. Costa-Soares, M.A. Santos e M.T.D. Orlando, p.57
Distorção da obra eletromagnética de Ampére nos livros didáticos
J.P.M.C. Chaib e A.K.T. Assis, p.65
Oscilações paramétricas: uma simulação numérica
Clodoaldo Cordeiro Rulli e José Pedro Rino, p.71
O tratamento clássico do interferômetro de Mach-Zehnder: uma releitura mais moderna do experimento da fenda dupla na introdução da física quântica
Trieste Freire Ricci, Fernanda Ostermann e Sandra Denise Prado, p.81
A importância da física nas quatro primeiras séries do ensino fundamental
Carlos Schroeder, p.91

Pesquisa em Ensino de Física

La física con una estructurada problematizada: efectos sobre el aprendizaje conceptual, las actitudes e intereses de los estudiantes universitarios
Carlos Becerra-Labra, Albert Gras-Martí y Joaquín Martínez-Torregrosa, p.97
Relatividades no ensino médio: o debate em sala de aula
Ricardo Avelar Sotomaior Karam, Sonia Maria S.C. de Souza Cruz e Débora Coimbra, p.107
Dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades de ensino de óptica para alunos com deficiência visual
Eder Pires de Camargo e Roberto Nardi, p.117
“História e epistemologia da física”' na licenciatura em física: uma disciplina que busca mudar concepções dos alunos sobre a natureza da ciência
Marco Antonio Moreira, Neusa Teresinha Massoni e Fernanda Ostermann, p.129
A tecnologia como referência dos saberes escolares: perspectivas teóricas e concepções dos professores
Elio Carlos Ricardo, José Francisco Custódio e Mikael Frank Rezende Junior, p.137

História da Física e Ciências Afins

A evolução da teoria ondulatória da luz e os livros didáticos
Fabio W.O. da Silva, p.151