Vol. 27 nr. 2 Junho 2005

Artigos Gerais

Sobre o pêndulo isócrono de Christiaan Huygens
M. Burrowes e C. Farina, p.175
Certezas e incertezas sobre as relações de Heisenberg
Silvio Seno Chibeni, p.181
Interpretações da mecânica quântica em um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
Fernanda Ostermann e Sandra Denise Prado, p.193
TRIZ: Criatividade como uma ciência exata?
J. López, R.L. de Almeida e F.M. Araujo-Moreira, p.205
Analogia eletrônica no ensino de Física
Ronilson Rocha, Luiz S. Martins-Filho e Romuel F. Machado, p.211
Batimentos e ressonância de diapasões analisados usando um osciloscópio
Adenilson José Chiquito e Antonio Carlos Alonge Ramos, p.219
Comportamento caótico em um circuito RLC não-linear
N. Carlin, E.M. Szanto, W.A. Seale, F.O. Jorge, F.A. Souza, I.H. Bechtold e L.R. Gasques, p.225
Imagens tridimensionais: Formação e análise
Eden V. Costa e Lucia C. Almeida, p.231
Estudo experimental do momento de inércia de um cone
Carlos A.F. Pintão, Moacir P. de Souza Filho e Wesley F. Usida, p.237
Efeitos de amortecimento sobre um oscilador X3
A.J. Santiago e H. Rodrigues, p.245
Difusão anômala e equações generalizadas de difusão
Isabel Tamara Pedron e Renio dos Santos Mendes, p.251
Entropy change of an ideal gas determination with no reversible process
Joaquim Anacleto, p.259

História da Física

Einstein e a teoria do movimento browniano
Silvio R.A. Salinas, p.263
Bose e Einstein: Do nascimento da estatística quântica à condensação sem interação I
Sílvio R. Dahmen, p.271
Bose e Einstein: Do nascimento da estatística quântica à condensação sem interação II
Sílvio R. Dahmen, p.283

Pesquisa em Ensino de Física

¿De verdad se enseña a resolver problemas en el primer curso de física universitaria? La resolución de problemas de “lápiz y papel” en cuestión
Carlos Becerra Labra, Albert Gras-Martí e Joaquín Martínez-Torregrosa, p.299

Resenha

Abordagem epistemológica em um livro-texto sobre Mecânica Quântica
Resenhado por Salomon S. Mizrahi, p.309