Vol. 26 nr. 3 Setembro 2004

Editorial

Estamos avaliando bem os candidatos à docência no ensino superior?
Paulo Murilo Castro de Oliveira, p.

Artigos Gerais

Puede ayudar la investigación en enseñanza de la Física a mejorar su docencia en la universidad?
Jenaro Guisasola, Alberto Gras-Mart, Joaquín Martínez-Torregrosa, José Manuel Almudí y C. Becerra Labra, p.197
Usando o Excel para medidas de intervalo de tempo no laboratório de Física
Jalves S. Figueira e Eliane A. Veit, p.203
Um problema não trivial de projécteis
Manuel Fernando Ferreira da Silva e Eduardo Rino Alberto Segre, p.213
A energia elétrica da Termodinâmica, a entalpia elétrica da Mecânica Estatística e as energias livres elétricas
G.F. Leal Ferreira, p.219
Simulação computacional de campos ultra-sônicos
Francisco J. Arnold e Carlos A. Pelá, p.223
Usando sensores magnéticos em um trilho de ar
Francisco Laudares, Marcia C.S.M. Lopes e FredericoA.O. Cruz, p.233
Teoria fenomenológica do processo de relaxação dielétrica
Renê Robert, p.237
Processamento de imagens: Conceitos básicos relacionados com o fenômeno de difração e uso de um computador óptico
N. Carlin, E.M. Szanto, W.A. Seale, F.O. Jorge, F.A.Souza, I.H. Bechtold e L.R. Gasques, p.241
Uma discussão sobre as densidades de energia em ondas mecânicas unidimensionais
Alexys Bruno-Alfonso e Alexandro Silveira Florêncio, p.247

Pesquisa em Ensino de Física

Os objetivos do laboratório didático na visão dos alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru
Náia Alves Grandini e Carlos Roberto Grandini, p.251

História da Física e Ciências Afins

A Gravitação Universal(Um texto para o Ensino Médio)
Penha Maria Cardoso Dias, Wilma Machado Soares Santos e Mariana Thomé Marques de Souza, p.257
Uma tradução comentada de um texto de Maxwell sobre a ação a distância
Alexandre C. Tort, Alexander M. Cunha e A.K.T. Assis, p.273

Notas e Discussões

Forças de vínculo no caso holónomo
Nivaldo A. Lemos, p.283
Nota sobre os potenciais de uma carga em movimento
G.F. Leal Ferreira, p.287