Vol. 25 nr. 3 Setembro 2003
Editorial

Artigos Gerais

Física no Computador: O Computador como uma Ferramenta no Ensino e na Aprendizagem das Ciências Físicas
Carlos Fiolhais e Jorge Trindade, p.259
Um Experimento para Medir Velocidades como Instrumento Motivador no Aprendizado de Conceitos da Ótica Física
M. Muller, J.L. Fabris, R. Falate e E. Cação Jr., p.273
Contração de Lorentz, Lei de Gauss e Lei de Ampère
Olivia Ortiz e F.D. Sasse, p.278
Um Modelo de Pilha Elétrica
G.F. Leal Ferreira, p.282
Supresión de Modos de Vibración Acústicos con un Resonador Helmholtz
Andrés Guiguet e Reinaldo Welti, p.287
Ondas do tipo Sóliton em Guias Dielétricos
W. Galléas, L.H. Ymai, P.L. Natti e E.R. Takano Natti, p.294
Um Modelo de Interações entre Quarks: A Redução Não-Relativística em Modelos de Potenciais
Alex Eduardo de Bernardini, p.305

Pesquisa em Ensino de Física

Dificuldades dos Alunos na Aprendizagem da Lei de Ampère, à Luz da Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird
Marco Antonio Moreira e Adriano de Oliveira Pinto, p.317

História da Física e Ciências Afins

Introdução à Mecânica dos Quanta - Parte I
Theodoro Ramos, p.326
Desvendando o Mistério de Duplo Cone
Alexandre Medeiros e Cleide Farias de Medeiros, p.333

Notas e Discussões

Vínculos Não-Holônomos e Equações de Voronec
Nivaldo A. Lemos, p.340
Potência Elétrica Irradiada e Potência Mecânica Dissipada no Sistema de Dipolos Oscilantes Próximos em Fase
G. F. Leal Ferreira, p.343
Medidas da Umidade Relativa do Ar em um Ambiente Fechado
Eden V. Costa, p.346

Resenha

Feynman & Gell-Mann: Luzes, Quarks, Ação
Vicente Pleitez, p.349
Erratum: V. 25, no. 2 (2003) p.150