Vol. 20 nr. 4 Dezembro 1998

I. Artigos de Divulgao

O Transistor, 50 anos
Adenilson J. Chiquito, Francesco Lanciotti Jr., p.309
O Porque de Estudarmos os Materiais Magnticos
Gustavo Jess Bracho Rodrguez, p.315
Learning About Classical Limit from an Integrable Two-Spin System
G. Q. Pellegrino, K. Furuya, M. C. Nemes, p.321
Estudo Numrico do Movimento de Projteis
Justino Fazuri, J. Mauricio O. Matos, p.327
Linhas de Transmisso e Choques Eltricos em um Passarinho
Jos Arnaldo Redinz, p.339
Possvel Eliminar o Conceito de Fora da Mecnica Clssica?
A. S. SantAnna, Christiano Garcia, p.346
Van der Waals e a Regra de Trouton
G. F. Leal Ferreira, p.354
Estudando Vidros por Meio de Anlise Trmica Diferencial
Eudes Borges de Arajo, p.359

II. Histria da Fsica

Nascimentos da Fsica
Jos Maria Filardo Bassalo, p.363
A Descoberta dos Raios X: O Primeiro Comunicado de Rntgen
Roberto de Andrade Martins, p.373

III. Pesquisa em Ensino de Fsica

Panorama de las Principales Lineas y Tendencias en Investigacin Educativa enFsica en la ltima Dcada
Leonor Colombo de Cudmani, p.392
Esquemas Lgico-Estruturais de Conceitos Fsicos: Relato de uma Experincia
Jos Adolfo Rodrguez Rodrguez, p.398

IV. Fsica e assuntos de interesse para o segundo grau

Mecnica Grfica, um Exemplo de Ensino de Fsica na WWW
Dietrich Schiel, I. M. Guerrini, R. M. de Freitas, S. H. Oliveira Pereira, E. Marega Junior, M. G. de Menezes de Magalhes, p.407

V. Computao Grfica

Aquisio de Dados e Aplicaes Simples Usando a Porta Paralela do Micro PC
D. F. de Sousa, J. Sartori, M. J. V. Bell e L. A. O. Nunes, p.413

VI. Problemas Interessantes e Demonstrao em Fsica

Problemas Interessantes em Fsica: O Quebra - Molas
Vanderlei S. Bagnato, p.422
O Impulso e o Movimento Circular Uniforme
Maria Teresinha X. Silva, Nilson Toniazzo e Rolando Axt, p.425
Campo de Observao e Ampliao de uma Lupa. Dependncia com a Distncia ao Olho
Eden V. Costa e R. Bruno, p.428
v cos theta ou v/ cos thetam ?
Oscar Bolina, J. Rodrigo Parreira, p.431
Demonstrao das Oscilaes Foradas e da Curva da Ressonncia em Classe
Klaus Weltner, Paulo Miranda e Srgio Esperidio, p.434