A Física na Escola

Vol. 8 2 - Outubro/2007

Para visualizar os artigos é necessário o Adobe Reader®


Carta do Editor
Nelson Studart, p.3

Um foguete de garrafas PET
James Alves de Souza, p.4

Uma experiência de ensino de física em educação escolar indígena
Aurélio W. Néspoli, p.12

Inclinações das ruas e das estradas
Fernando Lang da Silveira, p.16

Fotografando com câmara escura de orifício: a óptica e o processo fotográfico na sala de aula
Carlos Eduardo Rossatti de Souza, João Ricardo Neves e Mikiya Muramatsu, p.19

Salvador Dalí e Mecânica Quântica
Rodrigo Ronelli D. da Costa, Robson S. dos Nascimento e Marcelo Gomes Germano, p.23

Ciência e Arte: Vermeer, Huygens e Leeuwenhoek
M.C. Barbosa-Lima, G. Queiroz e R. Santiago, p.27

Produzindo ondas transversais em cordas de nylon
Giovane Irribarem de Mello, p.31

O Prêmio Nobel de Física de 2007, gravação magnética e spintrônica
Marcelo Knobel e Waldemar A. A. Macedo, p.33

Abordagens lúdicas no ensino de física enfocando a educação ambiental: relato de uma experiencia no ensino fundamental
Alessandro Frederico da Silveira e Karine dos Santos, p.36

O que é irradiação? E contaminação radioativa? Vamos esclarecer?
Ary de Araújo Rodrigues Júnior, p.40

Dez a vinte e três
M.J. Menon, p.44

Faça Você Mesmo

Bloco projetor manual
M.V. Figueredo e A.C. Bertuola, p.46

As ventosas de Magdeburgo
Fábio Luís Alves Pena, p.47

Núcleo de “tubo-aço”
Fábio Luís Alves Pena, p.47

Notas da História da Física no Brasil

Os precursores da física no Brasil
Marcello Damy de Souza Santos, p.48

Problemas Olímpicos, p.53