A Física na Escola

Vol. 8 1 - Maio/2007

Para visualizar os artigos é necessário o Adobe Reader®


Carta do Editor
Nelson Studart, p.3

Nanociência de baixo custo em casa e na escola
Peter A.B. Schulz, p.4

A teoria de cordas e a unificação das forças da natureza
Victor O. Rivelles, p.10

A “atração” entre sombras
Fernando Lang da Silveira, p.17

O enigma do moinho de luz
José Pedro Rino e Nelson Studart, p.22

Esclarecendo o significado de “cor” em física
Manuel Fernando Ferreira da Silva, p.25

A física determinando como o golfinho pesca
Débora Coimbra, Anderson Luis do Valle, Francielli C.C. Melo e Alexandre Marletta, p.27

É possível ensinar física para alunos cegos ou com baixa visão? Proposta de atividades de ensino de física que enfocam o conceito de aceleração
Eder Pires de Camargo, p.30

Levitação eletrodinâmica: o ensino de física, baseado no enfoque CTS, na discussão para melhoria da qualidade do nosso ar
Anderson Gomes de Paula e Deise Miranda Vianna, p.35

Eric Rogers e o ensino da física moderna
Alexandre Medeiros, p.40

Faça Você Mesmo

Gramofone didático: quem quer ser DJ?
Leandro Xavier Moreno, Deisy Piedade Munhoz Lopes e Alzira C. de Mello Stein-Barana, p.43

Tomando refrigerante... com dois canudos?
Bruna Antunes Biffi e Francisco Catelli, p.45

Medindo o índice de refração de líquidos usando o conceito de difração da luz
Flávia Matioli da Silva e Mikiya Muramatsu, p.46

Problemas Olímpicos, p.48