A Física na Escola

Vol. 7 2 - Outubro/2006

Para visualizar os artigos é necessário o Adobe Reader®


Carta ao Leitor

Nelson Studart, p.3

 

Santos Dumont por ele mesmo

Seleção e notas de Nelson Studart, p.4

 

Cronologia de Santos-Dumont

Nelson Studart, p.14

 

Mudanças no conceito de vôo na primeira década do século XX: O trabalho pioneiro de Santos-Dumont

Henrique Lins de Barros e Mauro Lins de Barros, p.21

 

A Busca da Liberdade e a Educação Básica de Santos Dumont

Alexandre Medeiros, p.  29

 

Santos Dumont e o seu Professor de Física

Alexandre Medeiros, p.  33

 

A física do vôo na sala de aula

Nelson Studart e Sílvio R. Dahmen, p.36

 

Como os aviões voam: Uma descrição física do vôo

David Anderson e Scott Eberhardt, p.43

 

A visão de um engenheiro aeronáutico acerca da sustentação, Bernoulli e Newton

Charles N. Eastlake, p.53

 

Experiências com a braquistócrona

Graciliano da Silveira Batista, Cleuton Freire e José Evangelista Moreira, p.58

 

Aerodescobertas

Eduardo de Campos Valadares, Alfredo Luis Mateus e Juares Dutra da Silva, p.61

 

A ilusão sobre o tamanho da Lua no horizonte

Fernando Lang da Silveira e Alexandre Medeiros, p.67

 

O que é uma “Raia” Espectral?

Francisco Catelli, Jane Herber, José Carlos Menegotto e Sérgio Luis Kessler, p.70

 

A luz laser é polarizada?

Marisa Almeida Cavalcante,  Cristiane R.C. Tavolaro  e Daniele Guimarães, p.73

 

Um Sistema Simples para a Verificação da Lei de Ohm

Adenilson J. Chiquito, Reginaldo da Silva, Kleber Bettini e Rodrigo P. Macedo, p.76

 

Aprendendo Física com o Homem-Aranha: Utilizando cenas do filme para discutir conceitos de Física no Ensino Médio

Luciano Denardin de Oliveira, p.79

 

Problemas Olímpicos, p.84

 

Na Prateleira, p.86