A Física na Escola

Vol. 13 nº1 - Maio/2012

Para visualizar os artigos é necessário o Adobe Reader®


Editorial

Aulas experimentais na perspectiva construtivista: proposta de organização do roteiro para aulas de física
Cleci T. Werner da Rosa e Álvaro Becker da Rosa, 4

Física moderna no Ensino Médio e sua necessidade de sincronização conceitual
Andre Rafael Cunha e Gerson Gregório Gomes, 8

Material didático de baixo custo para laboratórios de ensino: construção de uma fonte para banco óptico
Elymar Souza de Oliveira, Isaías dos Santos Lima e Glênon Dutra, 10

Experimento simples, explicação nem tanto! Reflexão e polarização em óculos 3D
Jair Lúcio Prados Ribeiro e Maria de Fátima da Silva Verdeaux, 14

Atividades experimentais sobre conservação da energia mecânica
Jorge Alberto Lenz e Marcos Antonio Florczak, 17

Princípios básicos de imagens ultra-sônicas e a determinação da velocidade do som no ar através do eco
Marisa Almeida Cavalcante, Renata Peçanha e Vinicius Freitas Leite, 19

O estudo do movimento retilíneo uniforme dos corpos através da leitura de trechos da 2ª Jornada do livro Diálogo Sobre os Dois Máximos Sistemas do Mundo Ptolomaico e Copernicano, de Galileu Galilei
Luís Gomes De Lima, 24

A utilização de um programa de computador para simulações de experimentos de óptica como forma de promover o aprendizado das ciências exatas
Antonio Marcos de Souza e Tiago Santana de Nazaré, 30

Construção de um termômetro para fins didáticos
Danilo C. Moreira e Alessio T.B. Celeste, 32