SÉRIE TEMAS ATUAIS DA FÍSICA – 2ª CHAMADA

A Diretoria da SBF, após o lançamento dos 7 livros da série Temas Atuais da Física, reafirma a continuidade da série, divulgando a 2a. chamada para novos autores.
Os livros serão editados pela Editora da Livraria da Física, com a qual a SBF já tem um contrato para a série.

Os livros da série deverão ser dirigidos principalmente a professores de Física do ensino médio, apresentando temas contemporâneos da pesquisa em Física e respectivas propostas metodológicas para a sua utilização nas suas aulas.

A nossa comunidade de pesquisadores em Física e de Ensino de Física já tem se mostrado sensibilizada com a necessidade de se investir em novos textos acessíveis aos professores. A SBF vem sistematizando e viabilizando de modo consistente estas iniciativas e vem convidá-lo a participar dessa produção.

Os temas, a serem sugeridos pelos autores, deverão estar dentro da proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais + , do MEC, cobrindo sugestões incluídas nos Temas Estruturadores, relacionados à Física Moderna e Contemporânea. Há uma infinidade de assuntos que poderão ser trabalhados em cada exemplar da Série.

As propostas de livros deverão ser enviadas, em texto comnpleto, pelo(s) autor(es) para o email ensino@sbfisica.org.br e uma cópia em CD deverá ser encaminhada para a Secretaria da SBF (para Série Temas Atuais de Física; a/c Nilson M. D. Garcia).

Cada livro será analisado inicialmente pela Comissão Editorial, na medida em que forem chegando. Será convidado um parecerista, da comunidade, que dará a opinião sobre o texto, que será posteriormente apreciado pela Comissão e, finalmente, o texto aprovado passará por um revisor.

A partir da data deste lançamento da 2a. chamada, estaremos recebendo o material completo para ser publicado

INFORMAÇÕES AOS AUTORES

Além das páginas iniciais de índice, etc., o livro conterá no máximo setenta páginas de texto no formato quatorze cm X vinte e um cm (14 X 21) e no máximo quatro páginas de fotos preto-e-brancas ou coloridas, ou de ilustrações coloridas. O número de ilustrações preto-e-branco ficará a critério de cada autor, dentro das setenta páginas de texto disponíveis.
Para o formato escolhido, o tamanho do texto deverá ter aproximadamente 8 palavras/linha, 38 linhas/página, que resultará da ordem de 304 palavras/página. Assim, o autor disporá da ordem de 2660 linhas ou 21280 palavras para seu texto.

Os textos poderão ser escritos usando-se os editores de texto Word ou Latex.
Caso o autor necessite reproduzir fotos de outras fontes, deverá averiguar a necessidade de pagamento de direito autoral e estará autorizado a mencionar o nome da SBF, caso isto facilite esta negociação.

O contrato de direito autoral sobre a série será firmado entre a SBF e a Editora Livraria da Física. Os direitos autorais serão distribuídos entre a SBF e os autores.
A tiragem inicial deverá ser de cerca de 3000 exemplares.

Os membros da Comissão Editorial da Série Temas Atuais de Física e a Diretoria da SBF contam com a sua contribuição.

Comissão Editorial

Deise Miranda Vianna (UFRJ)
Elizabeth Andreoli (secretária SBF)
Erika Zimmermann (UnB)
Maria Lucia Vital dos Santos Abib (FEUSP)
Nelson Studart (editor RBEF)
Nilson Marcos Dias Garcia (secretário de ensino - coordenador da comissão)
Oto Neri Borges (UFMG)