Notícias - Junho/2004 - SEB 

Fórum do ensino médio vai analisar legislação sobre o currículo

17/06/2004 15:39

O Fórum Curricular Permanente do Ensino Médio, reunido de 15 a 16 de junho no Ministério da Educação, em Brasília, decidiu realizar um estudo sobre as atuais diretrizes e parâmetros curriculares para esta etapa de ensino. Os participantes apontaram problemas na aplicação da lei e sugeriram que um representante do Conselho Nacional de Educação (CNE), responsável pela elaboração da legislação educacional, seja convidado a fazer parte do fórum.

Com a finalidade de subsidiar o ministério na implementação de políticas e no desenvolvimento do ensino médio, o fórum é um espaço de debate e interlocução com a comunidade de educadores brasileiros. Segundo a diretora de Ensino Médio do MEC, Lucia Helena Lodi, o ministério inova no diálogo com a sociedade. "Pela primeira vez, os coordenadores de ensino médio dos estados e do Distrito Federal foram convidados a participar dos debates sobre currículo e políticas educacionais", disse.

Representatividade - A partir da próxima reunião, que deve ser realizada até setembro de 2004, o fórum ganha uma representatividade ainda maior. Por deliberação dos presentes, serão convidados um representante dos estudantes, a ser indicado pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), e dois representantes dos professores, apontados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee).

Para o coordenador do ensino médio de Santa Catarina, Juarez Thiesen, é importante que o professor tenha orientações sobre como trabalhar o currículo. "Quanto mais pudermos apoiar e orientar o professor, mais segurança ele terá para desenvolver as suas atividades em sala de aula. Tudo o que pudermos avançar no aspecto do currículo, estaremos avançando diretamente no aspecto da qualidade do ensino médio", afirma.

No último dia do evento, o MEC apresentou os programas que vem realizando para o ensino médio e que, a partir de agora, contarão com a participação das coordenações estaduais. Foi aprovado o cronograma de execução do Programa Ética e Cidadania do MEC, que começará a ser implementado a partir do dia 24 de junho. O primeiro estado a receber o programa será o do Pará.

A agenda para 2004 prevê, além do estudo da legislação referente ao currículo, discussões sobre a política de formação de professores. Os representantes deverão aprofundar e consolidar essas discussões em seus estados e nas sociedades científicas.

Participantes - Os atuais participantes do Fórum Curricular Permanente do Ensino Médio são: coordenadores do ensino médio dos estados e Distrito Federal; representantes das comunidades acadêmicas, por meio das sociedades científicas que têm como objeto o ensino nas áreas do conhecimento que compõem o currículo do ensino médio; representante da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped); e  representante da Associação Nacional de Formação de Professores (Anfop).

Repórter: Heloísa D´Arcanchy