SÉRIE Física Moderna e Contemporânea para professores do ensino médio

A Diretoria da SBF está começando a organizar a série Física Moderna e Contemporânea para professores do ensino médio.

Estes livros deverão ser dirigidos a professores de Física do ensino médio, apresentando temas contemporâneos da pesquisa em Física conjuntamente com propostas metodológicas para a sua inserção nas suas aulas.

No próximo Simpósio Nacional de Ensino de Física, a ser realizado no Rio de Janeiro em 2005, faremos o lançamento do Ano Mundial da Física, em comemoração aos 100 anos dos trabalhos do Einstein.

Deste modo, alguns livros desta série serão lançados durante o evento, também em comemoração.

A nossa comunidade de pesquisadores em Física e de Ensino de Física já tem se mostrado sensibilizada com a necessidade de investir-se em novos textos acessíveis aos professores. Alguns pesquisadores já estão trabalhando nessa linha. Agora a SBF quer sistematizar e viabilizar de modo consistente estas iniciativas e vem convidá-lo a participar.

O formato do livro será de cerca de 70 páginas, no tamanho de 11 x 21 cm, de forma que o custo seja razoavelmente acessível ao professor. Assim ele poderá comprar vários livros da série em tempos diferentes.

Os temas, a serem sugeridos pelos autores, deverão estar dentro da proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais + , do MEC, cobrindo sugestões incluídas nos Temas Estruturadores, relacionados à Física Moderna e Contemporânea. Informações poderão ser encontradas em http://www.mec.gov.br/semtec/ensmed/ftp/CienciasNatureza.pdf . Há uma infinidade de assuntos que poderão ser trabalhados em cada exemplar da Série.

A Comissão Editorial da série dos livros sobre Física Moderna e Contemporânea para professores de Ensino Médio, que tem trabalhado no assunto, sinaliza que há dificuldade da transposição didática de conteúdos de Física para a sala de aula. Como conseqüência, recomenda fortemente que a estrutura de cada livro seja elaborada, desde o início, em conjunto por 2 autores: um da área de pesquisa em Física e outro da área de pesquisa em ensino de Física, pois assim se complementarão. Estes dois pesquisadores podem se apresentar já indicando o tema, ou a Comissão Editorial desta série poderá fazer as parcerias correspondentes. Deste modo, estaremos fornecendo ao professor material de aprofundamento em Física e sugestões de sua transposição didática, relações com outras disciplinas, enquadramento do tema na estrutura curricular.

Solicitamos e estimulamos vivamente o seu engajamento na elaboração desta série e apresentamos o cronograma:

20/dez/ 2003 - lançamento da série aos sócios, com chamadas para escritores
10/fev/2004 - recebimento de propostas com resumo de cerca de 250 palavras
10/março/2004 - análise das propostas pela Comissão
20/abril/2004 - apresentação do esquema do livro, com prefácio e proposta de índice
30/abril/2004 - aprovação pela Comissão
30/julho/2004 - entrega do texto final
15/agosto/2004 - análise feita pela Comissão e envio para Editor
30/agosto/2004 - resposta do Editor
20/setembro/2004 - revisão do texto pelos autores
30/setembro/2004 - OK da Comissão e envio para publicação

Os livros serão editados pela Editora da Livraria da Física, com a qual faremos um contrato para esta série. A tiragem inicial deverá ser de cerca de 3000 exemplares. Os direitos autorais serão distribuídos entre a SBF e os autores.

A Comissão Editorial da Série Física Moderna e Contemporânea para professores do ensino médio e a Diretoria da SBF contam com a sua contribuição.

Nelson Studart (Editor das Revistas Brasileira de Ensino de Física e Física na Escola)
Oto Néri Borges (UFMG)
Fernanda Ostermann (UFRGS)
Carlos Eduardo Aguiar (UFRJ)
Deise Miranda Vianna (Secretária de Ensino da SBF)
Oscar Nassif (Secretário da SBF)
As propostas deverão ser enviadas para o email ensino@sbfisica.org.br
.