Recadastramento e formação de comissões temáticas

Prezado(a) sócio(a)

Em reunião conjunta do Conselho da SBF e da diretoria, realizada em julho de 2008 foi decidida a criação de comissões temáticas com o objetivo de desenvolver estudos e propor atividades de organização das diferentes áreas da Física, tanto no nível nacional como também para atuar na organização dos eventos promovidos pela SBF.

Nessa reunião ficou decidido ainda que a partir de 2010, e a cada 2 anos a SBF promoverá um evento único, em que todos os eventos temáticos  seriam realizados no mesmo local e período, intercalando com a sistemática dos eventos anuais tradicionais. Nesse evento conjunto, haveria sessões comuns a todas as áreas num dado período, pela manhã ou pela tarde. Exceto por tais sessões comuns, cada evento atual manteria sua individualidade dentro do evento grande, sendo organizado da forma costumeira pelas respectivas comunidades. A comissão organizadora definitiva, que montará o programa desse evento único, deverá ser formada após a constituição das comissões temáticas.

            Atualmente existem duas comissões temáticas em funcionamento, a de Ensino, que é estatutária e a de Partículas e Campos. Foi proposta a criação de mais oito comissões temáticas, para as quais foram indicados os nomes de coordenadores temporários, cuja tarefa seria de organizar um regulamento de funcionamento das comissões.

            O Conselho também deliberou que cada comissão seja composta por cinco membros, com mandato de três anos para os dois membros mais votados, e mandato de dois anos para os outros três membros.

Para organizar a eleição dos membros dessas comissões, solicitamos que os sócios cadastrem-se na SBF entre 10/09/2008 e 10/10/2008 acessando os serviços on-line em https://sec.sbfisica.org.br/servicos/, indicando suas áreas de atuação em correspondência com as dez comissões, sendo que cada sócio poderá indicar no máximo duas áreas e, se assim desejar, incluir em adição a área de Ensino de Física, caso esta não seja sua área de atuação principal.

            Segue abaixo a lista das comissões, com o nome do coordenador temporário indicado pelo Conselho da SBF.

            Esperamos contar com a participação dessa comunidade nesta tarefa que, temos a certeza, ajudará em muito na reorganização dos eventos da SBF, bem como na profissionalização da Física no Brasil.

Cordialmente,

Diretoria da SBF

1) Comissão de Física da Matéria Condensada e de Materiais - Prof. Rodrigo Capaz (UFRJ)
2) Comissão de Física Nuclear e Aplicações - Prof. Alexandre Suaide (USP)
3) Comissão de Física de Plasmas - Profª. Maria Virginia Alves (INPE)
4) Comissão Física Estatística, Computacional e Modelagem - Profª. Rita Maria Cunha de Almeida (UFRGS)
5) Comissão de Ótica e Fotônica - Prof. Jaime Frejlich (UNICAMP)
6) Comissão de Física Atômica e Molecular Prof. Tarcisio Marciano da Rocha Filho (UNB)
7) Comissão de Física Biológica - Prof. Oscar Nassif de Mesquita (UFMG)
8) Comissão de Física Médica - Prof. Osvaldo Baffa (USP-Ribeirão Preto)