XIV EPEF 2012
05 a 09 de novembro de 2012, Maresias, SP


O XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - EPEF acontecerá no Beach Hotel Maresias (http://www.maresiashotel.com.br) de 05 a 09 de novembro de 2012, e será organizado pela Sociedade Brasileira de Física. A submissão de trabalhos poderá ser realizada no período de 13/04/2012 a 30/05/2012.

A temática central que orientará as principais discussões e reflexões dos pesquisadores é a "Controvérsia", seja manifesta ou evidente, que pode ser abordada no interior das diferentes linhas de pesquisa contempladas no encontro.

O XIV EPEF procurará, portanto, promover o tensionamento do conhecimento mais atual do nosso campo de pesquisa, estabelecido ao longo dos 26 anos de existência, via a promoção e a valorização das controvérsias.

O pensamento heterogêneo e divergente dos pesquisadores é chamado à cena com o intuito de fortalecer, evidenciar e questionar os fundamentos que subjazem às opções de ordem metodológica, teórica, epistemológica, ética, política e ontológica presentes nas Pesquisas em Ensino de Física no Brasil. Tal posicionamento sinaliza para um amadurecimento da área, que atualmente se lança num processo de internacionalização que exige, dentre outras posturas, profundo conhecimento de suas origens e fundamentos. Esse conhecimento, sem dúvida, pode ser alcançado por meio da promoção de controvérsias entre os pesquisadores e suas pesquisas.

De acordo com essa perspectiva, a estrutura do presente EPEF procurará garantir momentos de apresentação e discussão das pesquisas pelos pesquisadores e/ou grupos de pesquisa.

Serão realizadas no evento, escola de formação de pesquisadores, conferência, mesas redondas, comunicações orais, sessões especiais, sessões de posters e encontros, de forma a potencializar o caráter dinâmico, crítico, criativo, coletivo, objetivo e analítico do processo de construção de conhecimento em nosso campo.  


Serão ainda disponibilizadas sessões especiais para a discussão de pesquisas específicas (relacionadas às linhas de pesquisa e que privilegiem a temática do evento), que serão colocadas em destaque pelos pareceristas como reconhecimento de sua relevância e importância para a área.

A comissão organizadora do XIV EPEF convidará pesquisadores de diferentes regiões do Brasil para comporem as mesas redondas, visando à discussão aprofundada dos temas controversos a partir de diversos pontos de vista.

Será dada atenção especial à promoção do contato entre pesquisadores experientes e iniciantes das diferentes regiões do Brasil, de forma a configurar um ambiente propício à controvérsia e ao entendimento.

Enfim, o EPEF tem como objetivo promover o avanço do conhecimento na área por meio de discussões e tensionamentos sobre questões que dizem respeito ao Ensino de Física.

 

 

 

 Apoio:

cnpq capes logo_FAPEMIG